Segunda-feira
01 de fevereiro
Nade contra a maré
Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão. 2 Pedro 1:10

Para algumas pessoas, parece que tudo dá certo desde o nascimento. Para outras, a vida é uma sucessão de problemas e sofrimentos. Embora genética, cultura e ambiente sejam elementos importantes no desenvolvimento pessoal, não são determinantes em nossa jornada. Se fosse assim, os fracassos seriam culpa de um fator alheio à nossa vontade, as vitórias seriam previsíveis e nunca haveria a possibilidade de superarmos as expectativas.

No campo espiritual, embora tenhamos natureza pecaminosa, ela não pode neutralizar o poder transformador do evangelho. Pela graça de Deus, é possível ver pessoas marginalizadas quebrando as barreiras e se tornando vencedoras. Da mesma forma, vemos pecadores que abandonam seus pecados e se tornam exemplos de ética e vida cristã.

Neste mundo apodrecido moralmente, em que os valores estão invertidos e cuja força cultural parece moldar tudo e todos, os verdadeiros cristãos demonstram que o poder de Cristo é maior. Eles estão dispostos a ser fiéis ao que é correto, apesar da força da maré contrária; a perdoar, apesar da dor; a ser abnegados, apesar do materialismo que domina a sociedade; e a valorizar Deus e as pessoas, apesar do egoísmo propagado.

Portanto, precisamos orar e pedir que o Senhor nos ajude a viver conforme Sua vontade, para que nossos atos e pensamentos reflitam o exemplo de Cristo. Essa é uma questão essencial para superarmos as condições limitantes da vida. A genética, a inteligência e o temperamento moldam nossa vida em muitos aspectos. Mas se eles forem colocados nas mãos de Jesus, serão moldados à Sua imagem e semelhança. Essa escolha determina nosso destino.