Grilo cantando? É um macho fazendo serenata para atrair uma fêmea. Ela se aproxima e fica quietinha ao lado dele, ouvindo o som. A fêmea de uma espécie de esperança norte-americana se une ao macho em um dueto romântico. No deserto da Namíbia, África, a fêmea de um besouro dá uma canseira nos pretendentes, fazendo-os subir e descer as dunas de areias quentes. Ela escolhe aquele que conseguir alcançá-la.
Algumas aranhas se deixam seduzir por presentes. Uma mosca embrulhada em pacotinho de seda é uma ótima maneira de dizer: “Eu quero casar com você.” Luz no meio do mato à noite? É vaga-lume acendendo e piscando a “lanterninha” para atrair as “garotas”. E elas chegam mesmo. Um macho da aranha papa-moscas tenta convencer a fêmea se exibindo. Ele mostra os pelos coloridos das pernas, do abdômen e da face. Mas existe uma espécie da Colômbia que parte para a ignorância: amarra as pernas da parceira com fios de seda e depois de fecundá-la, deixa-a lá, só e amarrada. Ela que se vire.
Há algumas coincidências com o namoro entre os humanos. Exibicionismo é uma delas. A moça mostra os cabelos e o rapaz, os braços fortes. Alguns atacam de roupa de última moda, perfumes e carros, e outros dão presentes ou provocam ciúmes. Há até os que batem em nome do “amor” e, pior ainda, os que gostam de apanhar.
A idade para iniciar um namoro tem que ver com a maturidade. Os primeiros anos da vida devem ser aproveitados da melhor maneira, pois o principal objetivo do namoro é conhecer o outro para escolher uma companhia para a vida toda. Para isso, além de maturidade, a pessoa precisa ter independência financeira. O maior problema do namoro antecipado é o controle dos impulsos sexuais em uma sociedade que estimula a exploração do corpo. Abra o olho, pois não é bom passar de mão em mão como objeto de consumo. Não se apresse e evite “ficar”. Depois disso, a autoestima vai para o espaço. Se tiver dúvida, abra o jogo com seus pais e conte o que sente e pensa sobre isso.
Assim como Deus dirigiu o namoro de Isaque e Rebeca, Ele também ajudará você, colocando em seu caminho a pessoa certa, na hora certa e para fazer a coisa certa. “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).