Sexta-feira
23 de junho
Não apenas saber, mas viver
Jesus respondeu: “Vocês estão enganados!, pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” Marcos 12:24

Alguém já lhe pediu que recitasse uma passagem bíblica em alguma reunião de família ou em público? Já participou de concursos nos quais a pessoa que mencionou o maior número de versos ganhou um prêmio? Isso foi possível porque você recitou os versos de memória e, naquele momento, a memória estava do seu lado. Desde a infância, somos incentivados a aprender textos bíblicos de cor. Eles são, sem dúvida, importantes em nossa vida.

A Bíblia menciona que havia pelo menos duas coisas que os saduceus não conheciam: uma, as Escrituras; outra, o poder de Deus. Não há dúvida de que os saduceus eram religiosos e que recitavam longas passagens da Torá. Existe, porém, uma diferença entre recitar palavras da Escritura e verdadeiramente conhecer o seu significado, crendo no que ela diz. Como é fácil estar na presença de Cristo, mas não tê-Lo no coração!

Li uma história interessante acerca de um pastor e um ator em uma reunião social. Alguém pediu que o ator recitasse o Salmo 23. Quando ele terminou, o auditório aplaudiu. Então alguém solicitou que o pastor recitasse o mesmo salmo do Bom Pastor. Quando ele terminou, os ouvintes derramavam lágrimas. Quando alguém perguntou ao ator sobre o porquê da diferença na reação do público, ele respondeu: “Eu conheço o salmo, mas ele conhece o Pastor”.

Há uma grande verdade na resposta do ator. Quando temos o verdadeiro Pastor no coração, conhecemos e vivemos as Suas palavras. Essa é a diferença entre conhecer a fé e viver a fé que abraçamos.

A Palavra de Deus, por intermédio do Espírito Santo, nos dá o poder de conhecê-la, compreendê-la e viver seus ensinos. Ellen G. White, em seu livro O Grande Conflito, escreve: “Não nos devemos empenhar no estudo da Bíblia com aquela confiança em nós mesmos com que tantos entram nos domínios da ciência, mas sim com devota dependência de Deus, e sincero desejo de saber a Sua vontade” (p. 599).

Deus, que tem guiado a sua vida e a minha, também nos deu sabedoria para aprender Sua Palavra – e a oportunidade não só de recitá-la, mas também de vivê-la.

Meibel Mello Guedes