Sábado
30 de setembro
Não estacione
O Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças. Mateus 19:14

Com cara e jeito de um menino de dez anos, ele tem 28. Nascido em 5 de janeiro de 1989, o sul-coreano Hyomyung Shin conta que só percebeu que havia parado de envelhecer aos 18 anos. “Uma vez fui a um reencontro de colegas da escola e todos meus amigos já estavam crescidos. Eu era a exceção”, diz em entrevista à BBC Brasil. Os médicos que cuidam de Hyomyung Shin garantem que ele é saudável. Entretanto, com 1,63 m e jeito de quem estacionou na puberdade, Shin nunca passou por um exame mais completo para saber as causas do lento desenvolvimento físico.

Entre as muitas características que fazem da infância uma fase especial, o contínuo crescimento é uma das mais importantes. Só para se ter ideia, no primeiro ano de vida, os bebês triplicam o peso em relação ao nascimento e praticamente dobram de tamanho. Obviamente, nos anos seguintes, esse ritmo diminui, mas o desenvolvimento se mantém até o indivíduo atingir a fase adulta, quando o crescimento vertical é interrompido.

Por mais que os pais amem seus bebês, o que eles esperam mesmo é que, respeitando a natureza, seus filhos cresçam na progressão adequada à idade. Estacionar no crescimento é sem dúvida um grande motivo de preocupação, em qualquer área da vida.

Isso também vale para a vida espiritual. Ao comparar no versículo de hoje os salvos a crianças, é possível que, entre outras coisas, Jesus tivesse em mente o fato de as crianças serem caracterizadas pelo crescimento. As “crianças” espirituais estão sempre sentindo necessidade de crescer e se desenvolver. Nunca se contentam com a quantidade de conhecimento de Deus que possuem. Querem sempre mais.

Essa atitude de crescimento espiritual progressivo contrasta com a do jovem rico, que ouviu Jesus dizer que o reino de Deus é para gente que se parece com crianças. Jesus o desafiou a aprender mais, a romper paradigmas antigos e a expandir sua vida para a atuação divina. O rapaz recusou esse crescimento e resolveu estacionar na vida espiritual.

Entre outras coisas, a beleza da infância está no crescimento. Na vida espiritual acontece da mesma forma. Por isso, nunca deixa de se desenvolver no conhecimento da pessoa de Jesus. Quando Ele quiser aumentar sua compreensão sobre algo, aceite o desafio. O reino do Céu é para gente assim.