Quarta-feira
08 de janeiro
NÃO EXISTE EX-IRMÃO
Então, o Senhor perguntou a Caim: – Onde está Abel, o seu irmão? Ele respondeu: – Não sei. Sou eu quem deve guardar o meu irmão? Gênesis 4:9

Não existe ex-irmão. Essa é uma realidade. Enquanto digito o termo “ex-irmão” em meu computador, a expressão é automaticamente sublinhada de vermelho como sinal de que o termo não é reconhecido em nosso idioma. Você pode até não gostar do seu irmão, mas ele ainda continuará ocupando esse posto enquanto vocês estiverem vivos. Da mesma forma que é um choque para a sociedade um irmão abandonar outro mais vulnerável, ignorando-o em um momento de angústia ou necessidade, também deveria ser assim na igreja. 

Você se lembra do irmão mais velho do filho pródigo? Ele observou o irmão ir embora e não disse uma palavra sequer. Não houve tentativa de impedi-lo. Nenhuma ação de resgate. Em seu coração estava tatuado o mesmo sentimento do primeiro homicida: indiferença. A pergunta que sua consciência deveria lhe fazer era: “Você já fez tudo quanto podia para trazer seu irmão de volta para a casa do Pai?” Faz parte da nossa missão lembrar os nossos irmãos que se afastaram de que eles podem até ter saído da igreja, mas jamais sairão do coração de Deus. 

A Palavra de Deus está aqui para nos lembrar de que nós não podemos nos esquivar dessa responsabilidade. A pergunta que Deus fez a Caim ecoa por toda a Escritura: “Onde está seu irmão?” (Gn 4:9, NVT). É a partir dela que nasce o cuidado com o outro. Somos filhos de um Deus que não pede conta apenas de nossa própria vida, mas de toda a comunidade em que estamos inseridos. Esse é o grande diferencial da religião bíblica. 

A pergunta de Caim em Gênesis 4:9 (NVT) é insolente: “Por acaso sou responsável por meu irmão?” Esse questionamento é respondido no restante da Escritura Sagrada com um sonoro “sim”. Abraão é responsável por todas as famílias da Terra (Gn 12:3); José é responsável por abençoar seus irmãos que o traíram (Gn 45:5-7); Ester é responsável por arriscar a vida para proteger seus irmãos judeus (Et 4:14); Jesus assume a responsabilidade como primogênito de muitos irmãos (Rm 8:29) e dá a Sua vida para que estes sejam salvos. 

Página após página, a Bíblia denuncia a indiferença de Caim. Que atitude Deus espera de você em relação aos seus irmãos?