Quinta-feira
02 de junho
Não mais separação
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá.” João 11:25

A morte de familiares e amigos continua sendo um dos momentos mais difíceis da vida. A morte traz dor, lágrimas, desespero, sofrimento e separação. Se você já perdeu alguém querido ou relativamente próximo, compreenderá muito bem essa situação. Se ainda não sentiu essa dor, esse momento chegará algum dia para você. A morte é uma realidade da qual nenhum de nós pode fugir. Falar sobre esse assunto pode parecer estranho, mas é muito importante.

Nos tempos de seminário, eu (Ailton) refleti sobre essa realidade a partir do exemplo de um professor. Ele e sua família não viajavam todos no mesmo voo. Sempre o casal se dividia, e cada um viajava com os filhos de forma separada. No carro, marido e mulher nunca iam juntos nos bancos da frente, mas se dividiam para estar com os filhos. Quando questionei o porquê desse hábito, ele respondeu: “Apesar de termos fé, nunca podemos esquecer que a morte é sempre uma realidade possível.”

Não é que eles tivessem medo da morte. Pelo contrário, encaravam-na com naturalidade, a ponto de conversarem sobre isso em família e traçarem estratégias para enfrentar essa situação adversa quando acontecesse com algum deles. O casal estava preparado. Caso um dia houvesse uma tragédia, a intenção deles era que pelo menos um dos cônjuges ficasse vivo para cuidar da família. Os filhos também estavam conscientes de que, em algum momento inesperado, a possibilidade de perderem os pais surgiria. Se isso ocorresse, eles já sabiam que a vida não acabaria ali. Deveriam prosseguir, cuidando uns dos outros, até que se reencontrassem na manhã da ressurreição.

Esse curioso hábito daquela família mudou minha forma de encarar a morte. O que seria melhor? Tratar a morte como um tabu e ser surpreendido por ela, ou tratá-la com naturalidade e se preparar para enfrentá-la? A segunda opção parece mais razoável.

Nossa segurança não está em evitar a morte, mas em confiar Naquele que a venceu e vive pelos séculos dos séculos. Ele promete vida eterna a todos os que creem Nele, ainda que durmam por pouco tempo na sepultura. Por isso, caso você tenha algum bloqueio com esse assunto, lembre-se de que não precisa temer. Creia Naquele que venceu a morte!