No livro de Êxodo, capítulo 14, encontramos os filhos de Israel com medo porque o exército egípcio os estava perseguindo. Eles acusaram Moisés (começando com o verso 11) de tê-los levado para o deserto para morrer. Depois de ouvir as acusações deles, Moisés respondeu: “Não tenham medo; fiquem firmes e vejam o livramento que o SENHOR lhes fará no dia de hoje, porque vocês nunca mais verão esses egípcios que hoje vocês estão vendo” (v. 13).
Há alguns meses, decidi que queria incorporar a corrida à minha rotina de exercícios. Quando compartilhei a ideia com minha amiga, Jessica, ela respondeu entusiasmada que iria me ajudar.
Na primeira semana, Jessica me fez começar no que ela pensava ser um ritmo bom. Mas, depois de me observar, ela disse:
– Robin, você consegue fazer melhor que isso. O seu maior obstáculo é você mesma. Você já se sente derrotada antes de começar a corrida.
Na segunda semana, Jessica me disse que acreditava que eu poderia dar uma volta completa ao redor da pista, sem parar. Começamos nosso aquecimento habitual em uma colina próxima, de onde dava para ver a pista. Então Jessica disse: – Robin, olhe para a pista. Não quero que você pense que vai ficar sem fôlego ou cansada, mas que se imagine completando o percurso.
Muitas vezes somos submersas pelas distrações da vida, pelas interferências, que podem incluir as percepções dos outros sobre nós, ou pela nossa própria mentalidade negativa. Assim como os filhos de Israel, esquecemos e perdemos de vista o curso que Deus marcou para nós. Hebreus 12:1, 2 nos lembra: “Livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, sem Se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.”
Senhor, Tu nos vês e nos conheces individualmente. Hoje, oro para que tenhamos a mentalidade de Cristo, que, em troca da alegria que Lhe foi colocada, suportou a cruz, sem Se importar com a vergonha. Enquanto seguimos o curso da vida hoje, ajuda-nos a fazê-lo com o Senhor em nossa mente e sem reclamar ou murmurar. Amém.
{ Robin C. Cleary }