Uma tragédia aconteceu na cidade de Porto Alegre em maio de 2015. Um idoso foi atropelado por um ônibus e faleceu no local do acidente. Um detalhe revoltante nesse fato é que o senhor caiu na via por causa das más condições da calçada. Segundo testemunhas, o idoso vinha andando e pisou em falso em uma das várias irregularidades do caminho, caindo na frente de um ônibus, que não conseguiu parar a tempo.
Às vezes, um passo em falso pode ser fatal. Essa é uma verdade ao caminhar pela rua e também na vida espiritual. Quando o passo é involuntário, a morte é um trágico acidente. Mas, quando o passo é intencional, então o que acontece de ruim é apenas a colheita da decisão. Na jornada rumo ao destino eterno, Deus nos orienta sobre o caminho que devemos seguir, mas quem escolhe por onde andar somos nós.
O provérbio de hoje, além de ser um conselho de Davi a Salomão, é um testemunho pessoal de pai para filho. Ele sabia da importância de ter passos firmes. No Salmo 119, ele disse: “Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos Teus decretos” (v. 5). Mesmo assim, Davi deu um passo em falso, que causou prejuízos a ele e a muitas pessoas.
Como rei de Israel, ele devia ser um exemplo de conduta moral para o povo. Porém, ele se apaixonou por uma mulher casada. Teve um caso com ela e, para tentar encobrir o pecado, cometeu mais uma série de outros erros: mentiu, embebedou um homem fiel, envolveu todo o seu exército em um assassinato e sujou as mãos com sangue inocente.
O passo em falso de Davi custou a vida de Urias, da criança gerada naquela relação adúltera, e foi um peso em sua consciência por toda a vida. Mas ele se arrependeu e orou: “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmo 51:10). Mesmo perdoado, não era mais possível apagar os efeitos colaterais de sua escolha.
Existem muitas possibilidades de caminhos no mundo em que vivemos. Especialmente para os jovens, Satanás oferece uma infinidade de rotas para a alegria e o prazer momentâneos. Andar por esses caminhos, no entanto, é pisar em falso. A queda será fatal.
Olhe bem por onde você anda, pise firme no caminho de Deus. Assim, você poderá dizer como Davi, após o retorno para Deus: “Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; cantarei ao som de instrumentos!” (Salmo 57:7).