Sexta-feira
08 de outubro
Não se contamine
Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22

Você sabe quantas gotas de água tem 1 ml? 20 gotas. Em uma ocasião, usei [Valdecir] essa informação curiosa em uma palestra, que tinha um médico entre os participantes. À certa altura de minha fala, convidei-o para que viesse à frente. Ele veio e se colocou ao meu lado. Em seguida, abri uma garrafa da água mineral de 1 litro, coloquei um pouco daquela água pura em um copo e pedi que ele bebesse um gole. Sem nenhuma objeção, o médico bebeu um pouco daquela água.

Então tirei do bolso um pequeno frasco com um líquido escuro e disse que se tratava de água de esgoto. Coloquei 1 ml desse líquido no copo de água mineral e, na sequência, pedi a ele que tomasse mais um gole. De forma resoluta, o médico respondeu: “De jeito nenhum!” Perguntei o motivo, e o médico disse: “Essa água está contaminada. Um simples gole seria capaz de transmitir uma doença fatal.” Naquele momento argumentei: “Veja, doutor, eu apenas misturei um pouquinho de água de esgoto, uma pequena fração de 1 ml em um copo de água pura, e você não aceita beber?” Mas ele foi incisivo: “Não importa! Essa água está condenada.”

Não queremos nos contaminar com uma gota de água impura, mesmo que isso corresponda a uma fração mínima de 1 ml e esteja diluída em milhares de gotas puras. Infelizmente, muitas vezes não consideramos com a mesma seriedade o perigo de pensamentos e comportamentos que nos contaminam diante de Deus.

Quando o Senhor diz que devemos colocá-Lo em primeiro lugar, isso significa que Ele deseja de nós pureza de coração. Se você luta contra a impureza e deseja ter um relacionamento íntegro com Deus, confie na promessa de Sua Palavra: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9). Lembre-se de que só em Jesus você encontra a pureza que procura e que vai levá-lo ao Céu: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mt 5:8).