O medo é um sentimento natural que aciona uma série de mecanismos em nosso corpo, como, por exemplo, a liberação de adrenalina. Isso acontece porque o medo está relacionado ao instinto de sobrevivência. Por meio dele, o corpo se prepara para permanecer vivo em situações críticas.
Há, sem dúvida, um aspecto positivo nesse sentimento. Ele nos impede de pôr a vida em risco. Mas, por outro lado, o medo excessivo e mal direcionado pode nos atrapalhar se quisermos viver de forma plena.
No verso de hoje, Deus disse a Israel: “Não temas”. Essa expressão aparece várias vezes na Bíblia. Deus pediu a Abraão, Jacó, Moisés, Josué, Isaías, José, Maria e muitos outros que não temessem. Esse pedido geralmente é feito quando pessoas são chamadas para uma tarefa difícil e especial. Por conhecer a tendência humana de autopreservação, Deus Se antecipa e diz para o escolhido não ter medo, pois, além de garantir o sucesso da missão, promete acompanhá-lo de perto.
Abraão foi escolhido por Deus para ser pai de uma grande nação. De sua linhagem procederia o Messias. Enquanto peregrinava em Canaã, ele enfrentou uma grande provação. Ló havia sido levado cativo por um exército invasor. Quando soube disso, Abraão reuniu um pequeno contingente e venceu os captores de seu sobrinho. Contudo, a vitória o colocou em uma situação bastante perigosa, pois seus novos inimigos poderiam retornar e se vingar dele a qualquer momento. Comentando esse episódio, Ellen G. White escreveu: “Abraão voltou com alegria para suas tendas e rebanhos, mas sua mente estava perturbada por pensamentos que o incomodavam” (Patriarcas e Profetas, p. 106 [136]). Nessa situação crítica, Deus apareceu ao patriarca em visão e disse: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; a sua recompensa será muito grande” (Gn 15:1).
Abraão havia agido como um guerreiro valente e conquistado uma grande vitória, mas, mesmo assim, temeu. Isso porque coragem não é ausência de medo. Todos nós já vivenciamos ou vivenciaremos situações amedrontadoras. Isso faz parte da vida. Entretanto, o medo se torna um problema quando nos paralisa. Se o medo tem paralisado você, peça a Deus fé e coragem!