O grande adversário contra o qual eu e você temos que lutar constantemente é o pecado. Com exceção de Cristo, todos os seres humanos são pecadores. A pergunta feita pelo sábio no texto bíblico de hoje é retórica, ou seja, carrega a resposta embutida nela. Qual ser humano pode afirmar que não tem pecado? Nenhum. O apóstolo João disse: “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1 João 1:8).
Por terem uma noção errada a respeito da natureza de Cristo, algumas pessoas chegam a conclusões falsas sobre o assunto da vitória sobre o pecado. Elas defendem que Cristo tinha uma natureza pecaminosa como a nossa. Mas isso não é verdade. A Bíblia revela que Jesus tinha uma natureza singular: moralmente como Adão antes do pecado e fisicamente como Adão depois do pecado. Portanto, Cristo não tinha propensão para o mal.
Todos nós teremos que conviver com a natureza pecaminosa até que Cristo volte. Isso não significa que possamos justificar nossos erros e viver em pecado. Devemos nos unir ao Pai celestial para que Nele tenhamos condições de obter vitórias sobre nossa natureza.
É verdade que tropeçamos, mas a graça de Cristo está disponível para nos perdoar. Mesmo que conseguíssemos a façanha de viver sem cometer atos pecaminosos, continuaríamos sendo tão pecadores quanto sempre.
Aqueles que tentam negar o pecado que habita em si ou mascará-lo estão tomando a pior atitude que poderiam. Quando nos deparamos com um adversário mais forte que nós, a solução não é fingir que ele não está ali. O melhor caminho é buscar um recurso que nos torne mais fortes que ele. No caso da luta contra o pecado, devemos nos unir a Cristo. Nele, somos mais que vencedores (Romanos 8:37).