Segunda-feira
23 de outubro
NOSSO PAI CELESTIAL
Senhor, Tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos obra das Tuas mãos. Isaías 64:8

Outro dia ouvi uma frase interessante em uma apresentação de criança na igreja. O pastor olhou para o pai e disse: “Que este menino veja Deus em você, para que depois ele enxergue a Deus como Pai.” Na hora, lembrei-me do livro O Abraço de Deus, de M. Lloyd Erickson, que trata da forma amorosa como o Pai celestial cuida de nós. O livro afirma que a ideia que temos de Deus é influenciada pelo nosso conceito de pai. 

Para muitos, Deus é ausente e tirano, devido à criação paterna que tiveram. Veja, por exemplo, a vida de Nietzsche, que pregou a “morte de Deus”. Filho de pastor luterano, ele cresceu em um lar cristão sem a figura paterna, pois, aos cinco anos de idade, havia perdido o seu genitor. Essa ausência se refletiu no modo como Nietzsche interpretava Deus. 

Há quem diga que Darwin também sofresse de graves problemas psicológicos devido à raiva reprimida para com o seu pai, o que o teria levado a “assassinar” o Pai celestial com a afirmação de que os seres vivos são resultado de uma seleção natural, em vez da criação. 

E você, que ideia tem a respeito de Deus? A Bíblia revela que Deus é amor (1Jo 4:8). Essa é a Sua essência, o Seu caráter. Ele ama você com amor infinito, pois foi capaz de dar o Seu próprio Filho para morrer em seu lugar. E se apenas você precisasse de salvação, Jesus Se sacrificaria da mesma forma. Que amor incalculável e sublime! 

Deus não tira os olhos de você nenhum instante sequer. Quando você cai, peca, faz birra, Ele chega suavemente ao seu lado, toca o seu ombro e diz: “Estou aqui para ajudar você. Quando cair, estarei sempre ao seu lado para levantar e amparar você. Está com medo? Não tema! Eu sou o Seu Pai. Estarei sempre com você.” 

Oro para que o Senhor ajuste o seu foco neste dia e você compreenda quem Ele realmente é. Talvez a sua experiência com a figura paterna não tenha sido das melhores, mas deixe que Deus corrija o seu conceito a respeito Dele como nosso amoroso Pai celestial. Ele deseja carregar você em Seus poderosos braços à segurança da Sua presença. Confie em Deus! Ele é o Pai que talvez você nunca tenha tido, e jamais abandonará você.