Quarta-feira
02 de fevereiro
Nunca é tarde
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmo 126:6

Quando eu (Júlio) terminei o ensino fundamental, fui estudar na escola noturna. Lá conheci Dolores. Era baixinha, dinâmica, agradável, desinibida e risonha. Tinha cabelos lisos, curtos e claros, que chamavam a atenção. Seus olhos castanhos brilhavam por trás daqueles óculos que lhe davam certo ar de seriedade. Foi muito bom tê-la como colega durante aqueles anos quando eu às vezes, por sorte, podia contemplar, à beira-mar, lindos crepúsculos ao entardecer, antes do início das aulas. Tanto ela como eu tivemos que estudar à noite, pois trabalhávamos durante o dia. Embora esforçada, Dolores talvez sentisse, mais que os outros, o peso dos desafios escolares, que iam crescendo com o passar do tempo. Muitas disciplinas, deveres, provas… Apesar de suas dificuldades, era para ela que olhávamos quando precisávamos de ânimo e inspiração.

Dolores tinha pelo menos uns 60 anos. Seus netos deviam ter a nossa idade, mas ela estava lá, mostrando-nos que não existe um tempo ideal para sonhar. Ela não tinha medo de se sentir um peixe fora d’água entre nós, nem de que a criticássemos caso não avançasse no mesmo ritmo dos demais. Estava segura do que queria e sabia perseguir seus objetivos. Sua alegria contagiava a todos, e logo aprendemos a amá-la.

Se você é muito jovem, talvez não tenha um longo passado, mas pode ter um grande futuro. O futuro não depende tanto do que acontece com você, e sim do que você faz com o que acontece com você. Algumas coisas você poderá evitar, outras não. Será capaz de realizar aquilo que deseja, mas nem sempre, e às vezes – como Dolores – vai conseguir isso muito depois do esperado. Não importa. Cada gota de suor, cada lágrima, cada minuto dedicado é uma semente com potencial para brotar. A sua atitude é o que faz a diferença, e se não desvanecer diante da primeira decepção, então pode chamá-la de fé. A fé é o que fica quando o otimismo acaba. É o que levanta você quando a realidade o empurra para baixo. A fé faz os seus olhos brilharem depois que as lágrimas secam. Aprendi isso com Dolores. Quem dera você a tivesse conhecido!

Você gostaria de pedir a Deus que coloque hoje no seu caminho pessoas como Dolores, capazes de inspirá-lo a dar o melhor de si?