Terça-feira
26 de dezembro
Nuvem de lágrimas
Mulher, por que você está chorando? João 20:13

O corpo de Jesus havia sido colocado no túmulo de José de Arimateia, e todas as esperanças dos discípulos estavam sepultadas atrás daquela grande pedra. Era domingo de manhã bem cedo, e, com as outras mulheres, Maria Madalena tinha ido ao sepulcro para prestar as últimas homenagens ao Senhor.

Em seu desespero, essas mulheres estavam preocupadas com o fato de talvez não poderem honrar Jesus por não haver ninguém para remover a pesada pedra que as separava do corpo do Mestre. Entretanto, naquela madrugada, um anjo poderoso desceu à Terra, não somente para remover a pedra, mas para pronunciar a frase que confirmou a salvação da humanidade: “Filho de Deus, ressurge! Teu Pai te chama” (O Desejado de Todas as Nações, p. 780). O anjo foi apenas o portador da mensagem, mas Jesus voltou à vida pelo poder que havia nele mesmo, em harmonia com o Pai e o Espírito Santo (Gálatas 1:1; João 10:17, 18; Romanos 8:11).

Inconsciente disso, Maria entrou em desespero pelo fato de a pedra estar removida, e o túmulo, vazio. “Ela se abaixou, olhou para dentro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus. Um estava na cabeceira, e o outro, nos pés. Os anjos perguntaram: – Mulher, por que você está chorando? Ela respondeu: – Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram!” (João 20:11-13).

Sem perceber que estava falando com anjos de Deus, Maria continuou em sua tristeza profunda. Jesus havia perdoado seus pecados e lhe devolvido a alegria de viver. Porém, Ele não vivia mais e, para piorar, seu corpo havia sido levado. O rosto de Maria estava banhado em lágrimas. “– Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando? Ela pensou que Ele era o jardineiro e por isso respondeu: – Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei buscá-lo” (João 20:14). Era o próprio Jesus que estava falando com Maria, mas ela não o percebeu, por conta das lágrimas.

Como Maria, muitas vezes, as lágrimas de dor e sofrimento nos impedem de perceber a presença de Jesus. O medo e a falta de fé anuviam os olhos espirituais e tiram o discernimento da presença maravilhosa de Cristo.

No entanto, o Senhor não nos deixa perdidos no meio do sofrimento. Como fez com Maria, Ele nos chama e nos dá todas as condições de percebê-lo. Ouça-o hoje pronunciar seu nome, enxugue as lágrimas e contemple a face de seu Salvador.