Domingo
04 de setembro
O AMADO COMANDANTE
Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não O conheceu. 1 João 3:1

Os rabinos tinham um dito, segundo o qual há alegria no Céu quando alguém que pecou contra Deus é destruído. Contudo, Jesus ensinava que a obra de destruição é estranha a Deus. Aquilo em que todo o Céu se compraz é a restauração da imagem de Deus na humanidade por Ele criada.

Quando alguém que vagou longe no pecado procura voltar para Deus, encontrará suspeita e crítica. Há os que duvidarão de que o arrependimento seja genuíno ou insinuarão: “Ele não tem estabilidade. Não creio que resista.” Essas pessoas não fazem a obra de Deus, mas a de Satanás, que é o acusador dos irmãos. Por suas críticas, o maligno espera desencorajá-las; afastá-las ainda mais da esperança e de Deus. Contemple o pecador arre- pendido a alegria do Céu pela volta daquele que havia se perdido. Confie no amor de Deus e não desanime de maneira alguma pelo desprezo e suspeita dos fariseus.

Os rabinos compreendiam que a parábola de Cristo se aplicava aos publicanos e pecadores; mas tinha uma significação mais ampla. Cristo representava pela ovelha perdida não somente o pecador individual, mas o mundo que apostatou e se arruinou pelo pecado. Este mundo é apenas um átomo no vasto domínio sobre o qual Deus governa. No entanto, este pequeno mundo perdido, a única ovelha extraviada, é mais precioso a Seus olhos que as noventa e nove que não se desviaram do redil. Cristo, o amado Comandante das cortes celestiais, desceu de Sua alta posição e depôs a glória que possuía junto ao Pai para salvar o único mundo perdido. Por este, deixou os mundos sem pecado nas alturas, os noventa e nove que O amavam, e veio à Terra para ser “traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades” (Is 53:5). Deus Se entregou a Si mesmo em Seu Filho, para que tivesse a alegria de recuperar a ovelha que havia se perdido. “Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus” (1Jo 3:1) (Parábolas de Jesus, p. 190, 191).

 PARA REFLETIR:  Qual foi a última vez que o Céu se alegrou porque você se arrependeu do pecado?