Sábado
09 de junho
O amor compensa
As bênçãos coroam a cabeça dos justos, mas a boca dos ímpios abriga a violência. Provérbios 10:6

“O crime não compensa.” Embora tenha se tornado um chavão, essa frase não perdeu sua verdade. Realmente, viver fora da lei, cedo ou tarde, acabará acarretando prejuízos para quem escolhe essa conduta.

Vi a entrevista de um homem condenado a mais de 200 anos de prisão. Na época, ele já estava preso havia 15 anos. Entre suas respostas, lamentou não poder estar com os filhos e a esposa.

Em um dos momentos mais emocionantes da entrevista, o homem afirmou que, se pudesse voltar no tempo, não teria ingressado na vida do crime. Ele disse que tinha muito medo de que seus filhos acabassem envolvidos com essas coisas.

O entrevistado relatou que, quando seus filhos vão visitá-lo, ele sempre diz: “Se você pensar em fazer alguma coisa errada, veja se é isso que você quer para sua vida.”

Aquele homem estava convicto de que o crime não compensa. Essa é uma verdade apresentada no texto bíblico de hoje. No melhor estilo poético dos Provérbios, Salomão contrasta as bênçãos de Deus com as maldições da violência. Aqueles que escolherem o mal sofrerão as consequências correspondentes.

Por meio do profeta Habacuque, Deus reforçou esse conceito: “A violência que você cometeu contra o Líbano o alcançará, e você ficará apavorado com a matança, que você fez, de animais. Pois você derramou muito sangue, e cometeu violência contra terras, cidades e seus habitantes” (Habacuque 2:17).

É verdade que nós vivemos em um mundo em que a violência aparece na fala das pessoas, em suas ações, em seus posts na internet e até em seus olhares, mas não precisa ser assim em nossa vida. Nosso Mestre nos ensinou a viver de maneira diferente. Enquanto as pessoas eram violentas com Cristo, Ele orava pedindo o perdão para elas.

Como Jesus, devemos ser sempre amáveis e corteses com as pessoas. Assim, a frase que resumirá nossa vida será: “O amor sempre vale a pena.”