Sou do grupo dos apaixonados pelo mar. Seja para contemplar, aproveitar ou caminhar, a praia é meu lugar favorito. Deus, que é especialista em realizar sonhos, satisfez o meu de morar na praia, bem pertinho do mar.
Minha paixão, eu sei, não é exclusiva. O mar é cenário inspirador de poetas, músicos e artistas, que, enlevados por sua beleza, criam obras notáveis. Ainda mais apaixonado é o Artista das ondas, o Criador do mar e de tudo o que tem nele. A narrativa bíblica nos conta que, em meio à criação de todas as coisas, no terceiro dia, Deus realizou uma transformação extraordinária; tudo estava submerso, até que Ele separou terra seca e águas, criando, dessa forma, os mares. Ao contemplar sua obra, o Grande Artista confirma que o produto de Sua atividade criadora estava
em perfeita harmonia com o que havia planejado, declarando que “isso era bom” (Gn 1:9, 10). O ajuntamento das águas era uma obra deslumbrante!
Somente um Deus perfeito poderia criar oceanos de perfeição. Os ciclos de marés que se sucedem, o som das ondas em movimento, as variações verde-azul das águas, a imensidão, a brisa, a faixa de areia com sua vegetação peculiar, tudo compõe um quadro primoroso, uma combinação de elementos que se traduz em pura beleza.
Como aconteceu com toda a criação, certamente Deus pensou em nosso bem-estar quando criou os mares. A beleza do mar não enche apenas os olhos, mas, também, encanta o espírito e auxilia a saúde física. Se você já experimentou aquele sentimento bom de felicidade ao caminhar na praia, saiba que existem razões científicas. Pesquisas comprovam que o mar é terapêutico: faz bem ao corpo e à mente, uma vez que os sais minerais presentes em sua água ajudam a manter uma vida mais saudável. Uma simples caminhada na praia pode combater o estresse e a ansiedade, promover relaxamento e melhorar o sistema cardiorrespiratório, devido às propriedades calmantes e revitalizantes presentes na água salgada. Além disso, a combinação de sol, ar livre e contato com a natureza é capaz de fortalecer nosso equilíbrio emocional e tratar a depressão.
O que dizer, então, do banho de mar? Um mergulho na água salgada oferece numerosos benefícios: é um poderoso relaxante; fortalece o sistema imunológico; tem ação cicatrizante; melhora a pele; melhora a respiração, alivia a sinusite e a tosse.
O mar é um presente de Deus para o nosso deleite. Como suas ondas, que nosso coração transborde de gratidão todos os dias, incessantemente. E que um oceano de bênçãos inunde sua vida, querida amiga.
Arlene Araújo Nogueira