Sexta-feira
04 de setembro
O atalho
Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei. Êxodo 23:20

Trabalhamos numa região encantadora, cheia de desafios, atendendo às igrejas distantes de onde moramos. É apaixonante viajar para conhecer ou rever irmãos.

Dois períodos do ano são bem definidos nessa região do Brasil: o período com chuvas e o sem chuvas. Quando não temos chuva, as estradas ficam empoeiradas, perigosas, e a viagem é mais demorada. Com chuva, temos muita lama, encontramos atoleiros e caminhões; portanto, fica quase impossível trafegar. Nesse caso, existem dois caminhos para chegar até algumas cidades que atendemos, e um deles é conhecido por “atalho”.

Sabemos o que significa “atalho”. Um desvio de um caminho principal, por onde encurtamos as distâncias quando queremos ou necessitamos chegar mais rápido. Mas nem sempre esse atalho, em especial, é uma boa opção. Ele fica intrafegável no período das chuvas fortes e constantes, tornam a estrada perigosa e uma surpresa surge a cada momento. Aparecem buracos e valas que não existiam antes. Também é comum árvores muito grossas e pesadas caírem no meio do caminho. Sempre há alguém com uma serra para cortar a árvore e liberar a passagem. Não encontramos muitas pessoas passando por lá, justamente por causa dessas dificuldades.

Contudo, sabendo dos perigos que corremos, muitas vezes arriscamos por ser o caminho mais curto e também o mais bonito. Podem aparecer animais silvestres bem como animais selvagens. É possível ver grandes e diferentes árvores e, dependendo da época do ano, muitas flores. Ficamos extasiados com a natureza. Essa é uma das recompensas desse caminho difícil.

Nosso caminho para o Céu é estreito e difícil também. Corremos o risco de enfrentar lutas e adversidades diárias, mas não estamos sozinhas. Deus atravessa conosco e é nosso escudo contra as árvores que caem, as enormes poças de água que quase “engolem” nosso carro, os animais que encontramos. Ele prometeu e cumpre Sua promessa. Em qualquer parte do caminho em que estivermos, as felizes recompensas virão. E a melhor delas será a vida eterna, com toda a família. Por enquanto, só temos que conseguir ultrapassar os obstáculos e vencer a cada dia.

Neiza Freitas Seixas