Quinta-feira
29 de junho
O BENEFÍCIO DA TRISTEZA
Disse-lhes então: “A Minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem Comigo.” Mateus 26:38

O que você faz quando fica triste? Chora? Pensa na razão da tristeza? Ou tenta camuflar e esquecer esse sentimento? Geralmente, temos a tendência de fazer de tudo para que a tristeza vá embora e não volte nunca mais. Afinal, ninguém gosta de nutrir sentimentos negativos que nos deixam “para baixo”. 

Mas você sabia que a tristeza pode ser benéfica? Ela é um sinal vermelho da mente indicando que algo foi perdido ou que você está machucado emocionalmente. É como uma febre, que funciona como resposta natural do corpo no combate a invasores. Da mesma forma, a tristeza serve como um aviso de que alguma coisa não vai bem e que é preciso buscar ajuda. 

Embora seja difícil encarar a tristeza, essa é uma atitude necessária. Não dá para colocá-la debaixo do “tapete da alma”, fingindo que está tudo certo. Expressar esse sentimento significa deixar o choro sair, solicitar a companhia de alguém ou pedir apoio emocional a um amigo. Quando experimentamos esse processo, a recuperação pode ocorrer mais rapidamente. 

Você é uma pessoa que expressa facilmente a tristeza ou costuma fingir que está tudo bem? Lembre-se de que força emocional não significa represar os sentimentos, mas sim percebê-los e expô-los aos outros a fim de buscar ajuda. 

O próprio Jesus não hesitou em dizer o quanto estava triste naquela noite no Getsêmani. Como ser humano, o Salvador abriu as janelas do coração aos Seus amigos mais íntimos – Pedro, Tiago e João – e escancarou toda a Sua vulnerabilidade. Sob as mais cruéis tentações, Jesus não permaneceu refém dos próprios sentimentos, mas expôs Sua angústia tanto a Deus quanto aos homens. Porém, em vez de simpatia, encontrou da parte deles sono e silêncio. 

Como “Homem de dores” (Is 53:3, NAA), Jesus suportou a tristeza em seu nível extremo. Isso significa que Ele conhece as suas dores emocionais e compartilha com você o segredo para vencer. Não tenha medo de dizer que está triste. Verbalizar e chorar são os primeiros passos para a cura. Jesus já trilhou esse caminho. Ele entende você. Se o choro o aproximar de Jesus, essa tristeza terá valido a pena.