Terça-feira
21 de janeiro
O caráter inteiro
As artimanhas do homem sem caráter são perversas; ele inventa planos maldosos para destruir com mentiras o pobre, mesmo quando a súplica deste é justa. Isaías 32:7

O caráter é mais importante do que capacidades e habilidades. Creio que cada um de nós poderia ter afixado em si mesmo aquelas placas encontradas nos locais em reforma: “Desculpe o transtorno, estamos em obras.” Deus está trabalhando em nossa vida para reproduzir em nós o caráter de Seu Filho amado.

Consistência é a habilidade de ficar inteiro e de ser o mesmo sob qualquer circunstância. Quer um exemplo? “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hb 13:8). Quem alcança esse estágio de maturidade adquire o dom de ser o mesmo em qualquer lugar e sob quaisquer circunstâncias.

Não se trata apenas de ser religioso. Cada um de nós pode dar exemplos de pessoas que se dizem cristãs, mas que não são bons exemplos de conduta. E também conhecemos pessoas não cristãs que são gente de bem.

Há bastante tempo, ouvi uma história que ocorreu em um internato. Era noite, e, de repente, faltou luz. Em um curto intervalo de tempo sem energia, voaram para todos os lados pratos, talheres, comida, etc. E o preceptor, num momento de agilidade especial, disse aos alunos em alta voz: “Caráter, minha gente, é como a película de um filme, só se revela no escuro!”

Reflita nisto: “Acima do que é visível e temporal, Ele aprecia o invisível e eterno. O primeiro só tem valor na medida em que exprime o segundo. As mais belas produções de arte não possuem beleza que se possa comparar à beleza de caráter, que é o fruto da operação do Espírito Santo no ser” (A Ciência do Bom Viver, p. 37).

O homem sem caráter “inventa planos maldosos”. Caráter, minha gente, é constituído em Deus e por meio de Sua Palavra. Só assim podemos assumir posturas consistentes em diferentes situações na vida. Permita que o Espírito Santo realize essa obra em sua vida hoje.