Sabiamente alguém disse: “Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”
Em 2019, o mundo acompanhou o caso de Julen, um menino de dois anos que caiu num poço, na Espanha. A equipe de resgate levou vários dias planejando e usando estratégias, mas o encontraram sem vida. Podemos tirar algumas lições dessa trágica experiência:
• Não saia cavando poços (Is 30:1). Um poço cavado pode ser inútil, mas pode ferir outro. Poços de boatos, inconveniência, desrespeito, negligência, infidelidade, desobediência ou desonestidade.
• Não tire o olhar de quem está sob seus cuidados (Pv 4:25). Quando você tira o olhar do que é importante, outras coisas lhe roubam a atenção, fazendo esquecer-se do que realmente importa. Concentre-se nas coisas do alto.
• Não confie a outro a sua responsabilidade (Pv 20:18). A Bíblia diz: “Maldito é o homem que confia nos homens” (Jr 17:5). Todos somos falhos e em algum momento vamos decepcionar. Somos criaturas caídas, sempre magoamos ou decepcionamos outros. Se a você foi confiada uma tarefa, execute. Não passe adiante suas responsabilidades, ninguém tem o mesmo olhar que você.
• Não planeje a fuga do buraco onde você nem caiu (Pv 15:29). Há quem planeja estratégias para escapar de um buraco, mesmo antes de cair, certamente querendo experimentar o perigo. Cada dia distante do Senhor pode ser fatal.
• Não solte as mãos (Sl 143:10). Somos todos crianças soltas em avenidas movimentadas, querendo viver aventuras, observar o colorido dos anúncios, provar as delícias das vitrines, contar os carros. Não há a mínima possibilidade de segurança soltando as mãos de Jesus. O mundo brilha, mas ofusca. Atrai, mas engole. Chama, mas não cuida. Se você tem pensado em andar lado a lado, mas solta as mãos, cuidado! Há muitos poços cavados à espera de alguém para cair.
• Experiências são alertas (Sl 119:36). Cada experiência é única. Cada pessoa é exclusiva. Cada um tem uma reação diferente. Não se deixe enganar pelas experiências alheias.
• Resgate (Jó 42:2). Há muitos poços espalhados por aí. Segure firme nas mãos de Cristo, deixe-O segurar você também. Desfrute a paz ao deitar, a esperança ao levantar, a leveza ao caminhar e a proteção ao lutar.
Juliana Lang da Silva