Dias atrás, quando abri a porta da garagem, percebi que o pneu dianteiro esquerdo do meu carro precisava de ar. Imediatamente, fui ao posto. Ao me dirigir à bomba de ar, um frentista veio em minha direção e perguntou se eu precisava calibrar os pneus. Quando respondi que sim, ele tirou a mangueira do suporte e se encaminhou ao pneu dianteiro direito.
– Costumo pôr 28 libras na frente e 30 atrás – expliquei.
– Esta bomba não tem medidor – ele disse. – Tenho que usar meu critério. E bombeou ar em cada um dos pneus dianteiros. Agradeci e fui embora. Entretanto, por algum motivo, não pude parar de pensar sobre o que ele dissera: “Tenho que usar meu critério.”
Embora seja perfeitamente aceitável usar o critério pessoal em muitas áreas da vida, há uma na qual pode ser perigoso fazê-lo. No que se refere à minha salvação, não posso usar meu critério humano para focalizar e dirigir minha vida. Deus me deu Sua Santa Palavra para me guiar na jornada espiritual. Devo seguir o esquema que Ele providenciou.
Enquanto dirigia para o trabalho naquela semana, desviando dos buracos na estrada do interior, continuei achando que o percurso estava incomumente trepidante. Fiz várias tentativas de conferir a pressão do ar, mas toda vez que tentava localizar uma bomba que funcionasse, não dava certo. Por fim, em desespero, clamei a Deus enquanto dirigia na cidade, a caminho de casa na sexta-feira à tarde. “Querido Senhor, preciso verificar a pressão do ar nos pneus. Por favor, ajuda-me a encontrar uma bomba de ar que funcione.” De repente, percebi que me aproximava de um posto do qual havia me esquecido. Instintivamente, entrei e senti alívio ao encontrar uma bomba de ar em funcionamento e um frentista que pôde conferir a pressão e abastecer cada pneu com a pressão adequada. Que Deus!, pensei. Respondeu à minha oração na hora! E que diferença fez esse ajuste durante o meu percurso para casa!
Quando seguirmos as diretrizes que Deus nos deu em Sua Palavra, descobriremos que nossa vida terá sentido. Seremos amorosas, bondosas, compreensivas, pacientes e perdoadoras. Evitaremos muitas armadilhas. Não podemos usar apenas o critério humano ao buscar conhecer a vontade de Deus. A Bíblia deve ser nosso guia. Que Deus nos ajude a sermos firmes em nossa determinação de consultá-Lo diariamente acerca da direção que nossa vida deve tomar.
Carol Joy Fider