Karen leu o texto de hoje em voz alta e franziu a testa.
— Mas e a fome que está acontecendo exatamente agora em várias partes do mundo? — ela perguntou. — Se eu fosse uma mãe vendo seus filhos passarem fome, me preocuparia com o que comer.
Sabiamente, a líder do nosso grupo feminino de estudo da Bíblia não ofereceu a Karen uma resposta qualquer. A pergunta de Karen havia nos deixado estupefatas.
A pergunta dela continuou me incomodando durante o restante do dia. O que estava em jogo era a veracidade do livro que eu acreditava ser a Palavra de Deus. Ele promete que todos aqueles que colocam o reino de Deus em primeiro lugar, antes de suas necessidades terrestres, terão suas necessidades terrestres supridas também. Mas e aqueles cujas necessidades não são supridas? Considerar que eles simplesmente não estão buscando o reino de Deus em primeiro lugar parece ser algo desumano. Será que eu posso afirmar, como Davi, que “jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl 37:25)? Eu vejo pessoas mendigando pão. Será que tenho o direito de decidir que elas não estão entre “os justos”?
Depois de nosso estudo bíblico, dúvidas continuaram me bombardeando. Depois de lutar por horas com elas, eu continuava sem chegar a uma conclusão sobre a fome em várias partes do mundo e o estado espiritual daqueles afetados por ela. Contudo, cheguei à conclusão de que buscar o reino de Deus em primeiro lugar inclui fazer no mínimo alguma coisa para suprir as necessidades terrestres das pessoas. Depois que Davi relatou que ele jamais havia visto o justo ser desamparado, ele continuou dizendo: “É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bênção” (v. 26).
Assim, deixei de tentar saber exatamente o que Deus está fazendo na vida dos outros e comecei a me lembrar do que Ele tem feito na minha vida. Não sei se posso afirmar com segurança que jamais vi o justo mendigando pão, mas posso afirmar com segurança que Deus tem sempre mantido Suas promessas para mim. E isso é tudo o que eu preciso saber por enquanto.
Connie Cook