A cena não é nada verossímil: o nascimento de um bebê com aspectos e doenças típicos de uma pessoa idosa. No filme O Curioso Caso de Benjamin Button, o personagem central, ao invés de envelhecer com o passar do tempo, vai ficando com aspecto cada vez mais jovem. Nesse processo inverso, seu corpo idoso comporta a mente de um bebê, e ao chegar ao auge de seu rejuvenescimento, seu corpo de bebê mantém a mente de um idoso. Loucura!
Ficção à parte, algo parecido com isso foi a interpretação de um homem muito culto ao ouvir Jesus dizer que ele precisava nascer de novo. “Como assim, eu vou ter que entrar na barriga da minha mãe e nascer de novo?” Ele estava achando muito difícil o conceito que o Senhor ensinava.
O novo nascimento é a condição essencial para a salvação. Isso porque nosso nascimento natural nos coloca na vida como pecadores e, por isso, perdidos (Salmo 51:5).
Para fugir dessa condição, precisamos nascer de novo. Como isso acontece? Jesus explica: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito” (João 3:5). Em outras palavras, o Senhor estava dizendo que, quando cremos na salvação que Deus nos oferece de graça, nascemos de novo, com uma nova mente e um novo coração. “Então, jogarei água pura sobre vocês para limpar todos os seus pecados. […] Darei a vocês um coração novo. Darei a vocês um espírito novo. Em vez de terem corações duros como a pedra, vocês receberão corações de carne” (Ezequiel 36:25, 26, Nova Bíblia Viva).
O novo nascimento cria em nós a natureza de Cristo. Isso não significa que as tendências pecaminosas que possuímos saem de imediato da vida. Em realidade, passam a existir duas naturezas contrárias, e é nosso dever alimentar a vida espiritual e matar de fome o leão voraz do pecado que habita em nosso corpo (Romanos 7:20).
Esse conceito colocou o idoso mestre Nicodemos para pensar. Ele percebeu que toda sua cultura, poder, dinheiro e religião não eram suficientes para fazer dele um salvo. Era preciso nascer de novo.
A “maternidade” do Céu está ativa hoje e, nela, por meio do Espírito Santo, “estranhos casos” de novos nascimentos ocorrem todos os dias. Se você deseja experimentar essa realidade, permita que o parto da salvação aconteça em sua vida.