Domingo
12 de janeiro
O dedinho do pé
De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele. 1Coríntios 12:26??

Recentemente, quebrei meu dedinho do pé. Não sei ao certo como foi que meu dedinho bateu tão forte na mesa de cabeceira que acabou quebrando, mas posso dizer que foi uma trombada certeira e muito dolorosa! Imediatamente caí agonizando no chão. Meu dedinho inchou e começou a fi car roxo bem diante dos meus olhos. Tenho certeza de que, se você já passou por algo parecido, entende a minha dor. Durante várias semanas, não consegui usar sapatos nem andar normalmente, pois alguns tipos de movimentos me causavam uma dor lacerante. O problema é que eu não sabia qual movimento iria me causar aquela dor insuportável, mas fui entendendo conforme os dias se passavam. Quem di- ria que uma parte tão pequena e aparentemente insignificante do corpo poderia fazer o corpo todo sentir sua importância? É engraçado como não prestamos atenção em certas coisas. 

Em meio à dor, o Espírito Santo falou comigo, trazendo uma imagem à minha mente. Quando uma parte do nosso corpo dói, todo o corpo sofre. O mesmo acontece no corpo da igreja. O corpo de crentes é constituído de muitas partes individuais – até de dedinhos do pé. E, quando uma dessas partes está machucada, doente ou prejudicada, todo o corpo é afetado. 

“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é com respeito a Cristo. […] De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele” (1Co 12:12, 26). 

É nossa responsabilidade como cristãos – as “partes” que constituem o corpo – certificar-nos de que os membros que estão machucados, doentes ou prejudicados no corpo da igreja estejam recebendo o cuidado, a atenção e a cura de que necessitam. Afinal, como pode o corpo, como um todo, estar bem e agindo como Deus quer que ele aja se há dor e sofrimento entre os membros? Nós temos a responsabilidade de “curar os quebrantados de coração” (Is 61:1), estender a mão para ajudar os que precisam e dizer palavras de conforto e esperança “ao cansado” (Is 50:4). Você gostaria de se unir a mim na tarefa de garantir que o corpo esteja feliz e saudável até que Jesus volte para nos buscar? 

Samantha Nelson