Segunda-feira
23 de janeiro
O farol
“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” Salmo 27:1

Invadindo a noite mais escura, o facho de luz de um farol em alguma costa alta, isolada e rochosa, lança sua luz sobre o mar. Ele adverte sobre os perigos de pedras invisíveis e acidentadas que causam naufrágios e tragam vidas. A responsabilidade de um faroleiro é grande, pois ele deve manter a luz constante para avisar os navios que passam pela região.

O movimento rítmico da luz, à medida que ela gira no farol, chama a atenção e oferece tranquilidade para quem está no mar. Tanto o navegador do navio quanto o faroleiro devem estar vigilantes em seus papéis, pois compartilham a responsabilidade comum de proteger vidas.

A tecnologia mudou a forma como os faróis são operados atualmente. Auxiliares de navegação marítima e novas luzes automatizadas movidas a energia solar substituíram alguns dos faróis mais antigos. A maioria dos faróis agora pertence a vários parques estaduais ou a zeladores que fazem relatórios meteorológicos e mantêm a propriedade. Não há mais faróis tripulados na Austrália; o último a se tornar não tripulado foi na Tasmânia, em 1995. Quando paramos e pensamos em um faroleiro alcançando os que estão em perigo por meio de seu fiel cuidado com a luz, é triste ver esses edifícios importantes, outrora imponentes, abandonados ou demolidos por vândalos.

Da mesma forma, nossa vida espiritual precisa ter a luz que o Salvador oferece para guiar e salvar dos perigos do pecado e da destruição. Ele é nosso constante Portador de Luz nas provações terrenas que devemos enfrentar. Em João 8:12, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a Luz da vida” (João 8:12).

Que se diga de nós: “Vocês são a luz do mundo” (Mateus 5:14). Deus pode usar um sorriso, um toque ou uma palavra para iluminar o dia de outra pessoa. A oração pode salvar vidas. Ao contemplar o tamanho de um farol alto e majestoso, não é difícil associá-lo com a luz espiritual que Jesus pode derramar sobre Seu povo que está em busca de um Salvador. Reflita você também essa luz!

{ Lyn Welk-Sandy }