Quarta-feira
20 de maio
O grande mandamento
Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Mateus 22:36

Quando os fariseus quiseram saber de onde vinha a autoridade de Jesus, Ele disse que uma das testemunhas de Sua divindade eram as Escrituras: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a Meu respeito” (Jo 5:39). Jesus não estava Se referindo à Bíblia que temos hoje, mas à Bíblia hebraica. Sua principal seção, a Torá, significa “instrução, ensino, caminho”. São ensinamentos completos de Deus para nós.

Com o passar dos anos, os rabinos interpretaram a Torá e criaram uma infinidade de regras com os elementos da fé judaica. Em Mateus 22:3, está registrado que um “perito na lei O pôs à prova com esta pergunta: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Ele estava pensando nos 613 preceitos. Jesus resumiu assim:

Ame o Senhor, o Seu Deus, de todo o seu coração.

Ame o seu próximo como a si mesmo.

Os dois mandamentos apresentados pelo Senhor são resumidos em uma só palavra: amor. Amar é o fundamento de tudo o que Deus espera que façamos em nossa caminhada até o Céu. O amor é a fragrância da vida. O amor é o resumo e o cumprimento da lei (Gl 5:14). Fomos criados à imagem do Deus de amor. Por isso, temos a capacidade de retribuir o amor de Deus com amor.

Deus Se alegra em receber nosso amor e em nos ver compartilhar esse amor com aqueles a quem Ele também ama tanto e infinitamente. Um modo importante de amar a Deus é amar os outros. Quanto mais você transmitir e expressar Seu amor pelos outros, Ele o inundará de amor e poderá compartilhar o amor que expressa por você. “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1Jo 4:19).

Qual é o princípio básico para os relacionamentos? O amor. Amar a Deus e amar o próximo como a si mesmo. Devemos amar a Deus com todo o nosso ser e amar o próximo como a nós mesmos. Deus, os outros e nós mesmos. Simples assim. Vamos ter que repetir isso até aprender.