Em geral, os enredos de filmes de ação são bem semelhantes. Sempre há um herói e um inimigo malvado. Durante o filme, o representante do mal leva algumas vantagens e, por algum tempo, parece que irá vencer. Próximo ao final do filme, há uma reviravolta, e o herói começa a ganhar. No fim de tudo, o bem vence o mal.
Na vida real, nós participamos de uma batalha cósmica, na qual também há um herói e um inimigo. Jesus luta contra o diabo; porém, há um detalhe diferente no enredo dessa história de amor e ação. A vitória do bem foi apresentada e confirmada muito antes do episódio final. Quando Jesus morreu na cruz do Calvário, Satanás foi completamente derrotado.
Em breve, a cena descrita no provérbio de hoje acontecerá em dimensões cósmicas. Satanás, seus anjos e todos os ímpios reconhecerão que Deus é justo e que o bem venceu.
Ellen White faz uma descrição emocionante desse dia: “O objetivo do grande rebelde foi sempre se justificar e provar que o governo divino é responsável pela rebelião. Nesse propósito, ele aplicou todo o poder de sua gigantesca inteligência. […]. Durante milhares de anos, esse chefe conspirador tem apresentado a falsidade em lugar da verdade. Mas agora é chegado o tempo em que a rebelião finalmente será sufocada, e a história e o caráter de Satanás serão revelados. Em seu último e grande esforço para destronar a Cristo, destruir Seu povo e tomar posse da cidade de Deus, o arquienganador foi completamente desmascarado. Os que a ele se uniram, veem o fracasso completo de sua causa. Os seguidores de Cristo e os anjos leais contemplam a extensão total de suas armações contra o governo de Deus. E Satanás se torna alvo de aversão universal. O inimigo vê que sua rebelião voluntária o inabilitou para o Céu. Desenvolveu suas habilidades para guerrear contra Deus; a pureza, paz e harmonia do Céu seriam uma tortura extrema para ele. Suas acusações contra a misericórdia e justiça de Deus silenciaram agora. A culpa que se esforçou por lançar sobre o Senhor recaiu inteiramente sobre ele. E agora Satanás se curva e confessa a justiça de sua sentença” (O Grande Conflito, p, 670, linguagem adaptada).
O fim dessa batalha universal já está definido. Jesus já venceu. Escolha hoje o lado do vencedor!