Grande Livro da Vida ou Mapa da Vida. Assim foi chamado o primeiro esboço de quase toda a sequência dos 140 mil genes que formam o genoma humano. Ele é a esperança para a cura de doenças como o câncer, Aids e outros males que afligem a humanidade. Esse manual de instruções reúne todos os nossos genes. A cor dos olhos, o tamanho do pé, a cor da pele e até a maneira de andar são definidos pela forma como cada gene escreveu a vida de cada um de nós. O gene é formado por 23 pares de cromossomos. O último par determina o sexo de cada pessoa. Na mulher ele é conhecido como XX e no homem como XY.
O genoma se localiza no interior do núcleo de cada célula. São dois conjuntos de 23 pares, sendo um de nossa mãe e outro de nosso pai. Eles se uniram na hora da concepção. Nosso corpo tem aproximadamente 100 trilhões de células, a maioria com menos de um décimo de milímetro de tamanho. Todas as informações contidas nos genes precisam de um bilhão de palavras para serem escritas e um livrão de tamanho equivalente a 800 Bíblias. Para ler essa biblioteca em voz alta, seriam necessários 25 anos de leitura ininterrupta.
Deus usou apenas quatro letras para escrever tudo isso: A, C, G e T. Adenina, citosina, guanina e timina. O papel é a molécula de DNA, uma espiral feita de açúcar e fosfato. Cada cromossomo é formado por um par de moléculas de DNA, que se pudesse ser esticado teria quase dois metros de comprimento. O desafio da ciência é conhecer a posição e a função de cada letra do genoma humano, o livro onde a história de nossa vida está escrita.
Mas o verdadeiro livro da vida é o “Livro da Vida do Cordeiro”. As pessoas que têm o nome escrito nesse livro serão vestidas com roupas brancas que simbolizam a justiça e a bondade de Jesus. O nome delas permanece ali para sempre e ninguém o tirará de lá. Além disso, Jesus as apresentará diante de Deus e dos anjos, como testemunhas vivas de Sua vitória.
Na prática não é bem assim, mas dizem que nos esportes o importante é competir. Os que estão com o nome no Livro da Vida do Cordeiro, porém, têm espírito de vencedores, lutam como vitoriosos e entraram nessa guerra para ganhar. Na vida espiritual, só competir não adianta nada. O importante é vencer.