Segunda-feira
14 de julho
O LIVRO QUE MUDOU O MUNDO
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz. Hebreus 4:12, NAA

Cento e vinte e nove milhões, oitocentos e sessenta e quatro mil, oitocentos e oitenta. De acordo com uma pesquisa da plataforma Google Books, publicada há alguns anos, esse seria o número de livros publicados ao longo da história. De todos eles, a Bíblia se destaca por ser o livro mais lido, o mais vendido e, pasme, o mais roubado. Você não entendeu errado. Embora não vejamos na rua dois indivíduos chegando em uma moto e dizendo: “Perdeu, perdeu, passa a Bíblia!”, pesquisas mostraram que ela é o livro mais roubado em livrarias e bibliotecas nos Estados Unidos e na África do Sul.

Todo esse interesse pela Bíblia está relacionado ao fato de ela ser um livro sobrenatural. Um quarto dos versos da Bíblia, isto é, mais de 8 mil, estão relacionados com alguma predição do futuro. No livro do profeta Ezequiel, por exemplo, no capítulo 28, foi predita a queda da antiga cidade de Tiro, com detalhes impossíveis de serem antecipados. Matematicamente, as chances de que tudo acontecesse conforme descrito na profecia eram de uma em 75 milhões. Mas tudo se cumpriu nos mínimos detalhes. Isso porque, conforme escreveu o apóstolo Pedro, “jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, guiados pelo Espírito Santo” (2Pe 1:21).

A Bíblia é tão poderosa que Jesus a empregou para combater as tentações de Satanás (Mt 4:1-11). Ao fazer isso, Ele nos ensinou a vencer as batalhas da caminhada cristã.

Nenhum livro foi mais revolucionário em toda a história. Nenhuma obra mudou tantas vidas e, ao mesmo tempo, atraiu tantos inimigos. A Bíblia mudou o mundo porque conta a história Daquele que salvou o mundo. Tendo em vista a importância da Palavra de Deus, Ellen G. White escreveu o seguinte: “O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender das Escrituras o que é a verdade e, então, andar na luz, estimulando outros a seguir seu exemplo” (O Grande Conflito, p. 498 [598]).

Você tem valorizado a Bíblia como muitos a valorizaram no passado? Qual foi a última vez que você reservou um tempo para aprender mais sobre o amor de Deus por meio dela?