Nossas palavras sempre causam alguma reação em quem nos ouve. No caso das apresentações públicas, o objetivo é fazer com que as pessoas sejam transformadas com o que foi dito. Grandes discursos são aqueles que mobilizam multidões. Contudo, isso não significa necessariamente que sejam positivos. Adolf Hitler, por exemplo, atraiu milhões de pessoas com suas palavras, mas todos sabemos que seu propósito era terrível.
Por outro lado, a história registra vários discursos que impactaram positivamente a sociedade. Em 1942, Mahatma Gandhi impressionou o mundo com sua retórica pacifista, defendendo a não violência como estratégia de luta pela independência da Índia. Em 1947, seu objetivo foi alcançado. Em 28 de agosto de 1963, quando os afrodescendentes dos Estados Unidos viviam segregados, o pastor Martin Luther King Jr. proferiu um discurso histórico em favor dos direitos civis que alcançou mais de 200 mil pessoas. Quase um ano depois, a Lei dos Direitos Civis foi promulgada em seu país.
Contudo, o discurso mais revolucionário de todos os tempos e que mudou completamente a narrativa da humanidade foi proferido por Jesus. Ele é conhecido como o Sermão do Monte. Nele, Cristo apresenta os elementos essenciais do reino de Deus. Temas como justiça, boa conduta, compaixão, fé, ética, sofrimento e felicidade, que interessam a qualquer pessoa, de qualquer época e em qualquer lugar, são tratados por Jesus de maneira magistral.
No Sermão do Monte, Jesus revela muito do caráter e dos propósitos do Pai Celestial, além de ensinar como Seus filhos devem se comportar. Se você sonha com um mundo de justiça, paz e harmonia, o segredo para alcançar essa realidade está nas Escrituras Sagradas. Mas apenas conhecer não faz diferença. O mais importante é aplicar esses princípios e experimentar, hoje mesmo, a alegria de fazer parte do reino de Deus.