Segunda-feira
26 de junho
O maior dos milagres
Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. Mateus 12:40

Existem pessoas que têm dificuldade em aceitar que Jonas ficou três dias e três noites na barriga de um grande peixe. Contudo, esse é só mais um dos incríveis milagres relatados no livro do profeta, além de tantas outras experiências miraculosas da Bíblia.

Em realidade, quem duvida da história de Jonas está descrendo do poder de Deus. Gosto de um pensamento que li certa vez: “Ainda continuaria crendo na Bíblia se ela ensinasse que Jonas é que havia engolido uma baleia.”

A principal prova de que o relato de Jonas é verdadeiro é o fato de Jesus citá-­lo, confirmando o acontecimento. Além disso, o Senhor comparou o ministério de Jonas ao seu e usou os três dias e três noites em que o profeta ficou na barriga do peixe como símbolo de sua morte e ressurreição.

Jonas também foi o único dos profetas menores citados por Cristo, e o fato de ele ter sido enviado a pregar para pessoas fora dos muros de Israel é um ponto de contato entre esse profeta e Jesus, em sua obra de salvar toda a humanidade, não só os israelitas.

Foi exatamente esse ponto que o Senhor destacou em seu diálogo com os fariseus, que pediam um milagre a mais para crer no poder divino. Jesus quis deixar bem claro para seus oponentes que o Céu está disposto a fazer qualquer coisa para salvar a humanidade.

Tempestade, grande peixe e um profeta vivo dentro do estômago são o mínimo que Deus faz para providenciar salvação. O máximo foi interromper a tempestade do pecado na história da humanidade e abrir uma “barriga” na terra para abrigar seu filho durante três dias e três noites e depois tirá-lo de lá ressuscitado e glorioso.

Esse é o milagre que Jesus prometeu para provar seu poder de nos salvar. Quem acredita no poder da cruz e da ressurreição de Jesus rompe com as prisões do pecado e da morte e ressurge para a vida eterna. Se você for tentado a descrer dos milagres bíblicos, como o que aconteceu com o profeta Jonas, lembre-se do maior de todos: a vida, morte e ressurreição de Jesus.

Os pagãos ninivitas creram em Jonas, profeta que não queria pregar; os judeus, porém, rejeitaram o ministério do amoroso Filho de Deus. Que contraste! Não faça o mesmo. Olhe hoje para os milagres de Jesus com os olhos da fé. Abra o coração e receba o maior dos milagres do Céu: a graça da salvação.