Quarta-feira
26 de junho
O malangongue
E quem é como o Teu povo Israel, a única nação da Terra que Tu, ó Deus, resgataste para dela fazeres um povo para Ti mesmo? 2 Samuel 7:23

Malangongue é o nome que os nativos da Austrália e Tasmânia deram ao ornitorrinco, um bicho de corpo redondo, coberto de pelo macio e pardacento. Tem bico chato e pés com cinco dedos ligados por uma membrana. Na fase adulta ele perde os dentes e ganha uma placa óssea que não para de crescer. Por isso, ela precisa ser usada constantemente.

O malangongue é anfíbio, mas em terra firme é lento e anda arrastando a barriga no chão. Prefere a água, pois nada muito bem. Mora em tocas que ele mesmo cava, ao lado dos rios onde há muita vegetação aquática. Passa a maior parte do dia dormindo.

Ao nascer, os filhotes do ornitorrinco são miúdos (2,5 centímetros) e parecidos com ratinhos pelados. A mamãe ornitorrinco tem uma forma especial de amamentá-los. Como as mamães baleias, espremem as mamas e derramam o leite na água. O leite flutua por causa do alto teor de gordura e os filhotes se alimentam ali mesmo.

Esse bicho, que tem cara e pés de pato, é especial por dois motivos: primeiro porque é o único mamífero vivo que põe ovos. Em segundo lugar, porque faz parte de uma família, os ornitorrínquidos, que tem um único gênero e uma única espécie: ele mesmo, o ornitorrinco comum.

Deus tem um povo especial. Tudo começou com Abraão. A história continuou com Isaque, Jacó, Moisés e o estabelecimento de uma nação: Israel. Com Jesus, o povo de Deus se espalhou para multiplicar.

Esse povo especial não está limitado a uma instituição religiosa, pois Jesus mesmo disse que Sua família são os que fazem a vontade de Seu Pai. Permitindo que Deus ocupe um lugar de honra em sua vida, e adorando-O com entendimento, você mostra de que lado está e a que família pertence. Ao manifestar amor guardando os mandamentos de Deus, cuidando de um doente, dando comida a quem tem fome ou consolando uma pessoa triste, você está sendo único, especial. Está fazendo parte do povo de Deus.