O martim-pescador é um pássaro pequeno que vive perto de rios e mares. É desconfiado e não permite a aproximação humana. Seu senso de propriedade é forte e não divide sua zona de pesca com nenhum concorrente. Como um vigilante dos rios, ele escolhe vários postos de observação e espera sempre sobre os mesmos galhos. O martim-pescador é capaz de permanecer várias horas praticamente imóvel, com o olhar fixo na água. Diferente de outros pássaros, os três dedos da frente das patas do martim-pescador são unidos. Se por um lado isso o ajuda quando está vigiando, por outro, dificulta seu andar em terra.
Caso encontre um local onde há muito peixe, e que não tenha postos de observação fixos, suas asas lhe permitem imobilizar-se no ar, a alguns metros da água. Nesse ínterim, quase não dá para ver o movimento das asas. Apesar dessa capacidade, o voo do martim-pescador é muito rápido e em linha reta. Ele não consegue fazer grandes alterações de rumo quando está voando. Fazer curvas ou parar rapidamente também não é seu forte. Por isso, muitas vezes ele precisa fazer uma segunda tentativa para abocanhar o peixe.
Quando um peixe dá os primeiros sinais de que está subindo, ele estica o pescoço com o bico apontado para baixo e faz um mergulho vertical de asas fechadas. Depois de alguns segundos, ressurge com o peixe no bico. Em seguida, volta ao posto de observação e começa tudo outra vez.
Se você deseja ajudar na missão de mostrar Jesus ao mundo, o martim-pescador tem algo a ensinar: 1. Ele sempre vive perto do mar ou dos rios. Aproxime-se das pessoas e estenda a mão a elas. 2. O martim-pescador observa sua presa. Faz bem conhecer a natureza dos seres humanos. As pessoas têm gostos e comportamentos variados, de acordo com a educação e a herança que receberam. O mesmo número de sapato não serve para todo o mundo. 3. O martim-pescador é paciente. Ele fica horas à espera, e se no primeiro salto errar o bote, volta ao posto de observação e começa tudo de novo. Dá trabalho levar uma pessoa a Cristo, mas tenha paciência
e você verá como é bom ajudar alguém a conhecê-Lo.