Sábado
23 de novembro
O modo de andar
Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus. Miqueias 6:8

Quando se é jovem e saudável, é fácil achar natural a habilidade de caminhar e correr. No entanto, em caso de lesão, incapacidade ou doença relacionada com a idade, a capacidade de andar e se mover livremente é reconhecida como um presente precioso. A Bíblia indica que Deus está interessado nos problemas de mobilidade das pessoas. Jesus e Seus seguidores curaram muitos que estavam aleijados, coxos ou paralíticos. De acordo com Isaías, em destaque na lista de bênçãos na vinda do Redentor, está: “Então os coxos saltarão como o cervo” (Is 35:6).

Curas milagrosas não parecem muito comuns nos dias de hoje, mas Deus também deu sabedoria e habilidade aos cirurgiões e outros profissionais de saúde. Após anos de dor crescente e limitação devido à artrite severa, minha mãe de 88 anos se alegra em poder caminhar confortavelmente, mais uma vez, após a cirurgia de substituição do quadril.

Uma breve pesquisa nas Escrituras deixa claro que a maneira como caminhamos espiritualmente é ainda mais importante para Deus do que a forma como caminhamos fisicamente. Na Bíblia, encontramos modelos a seguir, como Enoque, Noé e Abraão, descritos como indivíduos que caminharam fielmente. Deus dá muitas promessas e conselhos àqueles que também querem caminhar fielmente. Permita-me compartilhar algumas: “Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor!” (Sl 119:1). “Quem anda segundo a sabedoria não corre perigo” (Pv 28:26). No Novo Testamento, Paulo escreveu: “E vivam em amor, como também Cristo nos amou e Se entregou por nós” (Ef 5:2). Também gosto da promessa de 1 João 1:7: “Se, porém, andamos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” Por intermédio de João, Deus também disse: “Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade” (3Jo 4).

Talvez a promessa mais maravilhosa de todas seja aquela na qual o próprio Senhor Se comprometeu a ser nosso companheiro de caminhada! “Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o Meu povo” (Lv 26:12).

Jennifer M. Baldwin