Segunda-feira
30 de julho
O mundo é dos espertos, mas o Céu é dos salvos
O homem bom obtém o favor do Senhor, mas o homem que planeja maldades o Senhor condena. Provérbios 12:2

Você já ouviu falar da lei de Gérson? Não se trata de uma lei da física ou de uma nova emenda constitucional proposta por algum parlamentar. Essa expressão nasceu em 1976 em uma propaganda de cigarros protagonizada por um jogador de futebol chamado Gérson, um dos principais atletas da seleção campeã da copa de 1970.

O trecho que originou a expressão dizia: “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também. Leve Vila Rica!” Nunca é demais lembrar que fumar é algo extremamente prejudicial à saúde e completamente desaprovado por Deus. Hoje em dia, a TV aberta nem veicula mais propagandas desse veneno, e as empresas são obrigadas a colocar nas embalagens fotos de pessoas doentes em decorrência do hábito de fumar.

A marca de cigarros da propaganda não existe mais, mas a lei de Gérson ganhou uma dimensão nacional. Poderíamos dizer que ela se tornou um traço da personalidade brasileira, caracterizada pelo conhecido “jeitinho brasileiro” ou pela famosa frase “o mundo é dos espertos”. É bastante comum ouvirmos falar de pessoas furando fila, tentando subornar o guarda de trânsito, ficando com o troco que receberam a mais ou adulterando gasolina para lucrar. A falta de honestidade do brasileiro é até motivo de piadas fora do país.

A situação é tão grave que, quando alguém encontra uma carteira com dinheiro e a devolve, vira notícia nos principais jornais do país. Certa vez, ouvi alguém falando em um tom de raiva a respeito de um homem que achou na rua uma mala cheia de dinheiro. Como a mala tinha a identificação de um banco, o homem foi até o estabelecimento e a devolveu. Em reconhecimento, o banco deu um calendário como brinde. Segundo a pessoa que falou comigo, a honestidade não “compensou”.

Devemos fazer o que é certo porque é certo e não esperando recompensas. A lei de Gérson deve ser eliminada de nossa vida e, em seu lugar, deve prevalecer a lei de Deus. O mundo pode até ser dos espertos, mas o Céu é para aqueles que escolheram aceitar a graça de Cristo e viver de acordo com a Sua vontade.