Ele é o maior peixe que nada nas águas brasileiras. Vive na bacia amazônica, incluindo os rios Tocantins e Araguaia. O pirarucu pode chegar a mais de 2,5 metros e pesar cerca de 150 quilos. Esse gigante das águas tem o corpo cilíndrico coberto de escamas enegrecidas ou avermelhadas. Há quem diga que a cor varia de acordo com as águas onde vive. A cabeça do pirarucu é pequena e até desproporcional, se comparada ao corpo enorme.
Seus olhos são como duas bolinhas de gude amarelas, com a pupila azulada. Eles se mexem constantemente, como se o pirarucu estivesse bisbilhotando o que se passa ao seu redor. De tempos em tempos, o pirarucu sobe à superfície para respirar. É nesse momento que o pescador aproveita para fisgá-lo com um arpão. Ele o faz quando o pobre animal está retornando para o fundo, pois é nessa hora que ele deixa à vista seu enorme dorso carnudo.
A parte interna da língua do pirarucu é óssea e dura. Ela é usada como lixa para ralar o guaraná. As escamas têm o tamanho de uma colher de sopa e servem para lixar as unhas. O pirarucu é um peixe manso e fácil de ser arpoado. Sua carne é muito apreciada, razão por que é alvo dos pescadores. Um pirarucu adulto tem carne suficiente para mais de cem pessoas comerem.
Uma vez Jesus viu mais de cinco mil pessoas famintas e resolveu alimentá-las. Mas não havia um supermercado por perto e também não havia dinheiro.
Apareceu por lá um garoto com cinco pães e dois peixes. Jesus pediu aos discípulos que chamassem o menino. Eles responderam: “Como alimentaremos esta multidão com cinco pães e dois peixes?” Se ao menos fossem dois pirarucus… Pois foi com esses pães e peixes miúdos que Jesus saciou a fome de mais de cinco mil pessoas.
Nas mãos de Jesus, nossa impossibilidade é a ocasião que Ele busca para nos abençoar. Você pode até pensar que não é inteligente como gostaria, grande como sonhou, bonito(a) como seria agradável de se ver ao espelho, mas esteja certo(a) de uma coisa: se você se dedicar a Jesus, Ele vai multiplicar o seu dom. Pense nisto: “Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes” (2 Coríntios 1:27).