Quinta-feira
14 de julho
O poder da influência
Em todo Israel não havia homem tão elogiado por sua beleza como Absalão. 2 Samuel 14:25

“Beleza não se põe em mesa”, dizem. Quem, porém, não gosta da ideia de ser atraente e admirado por isso? Na casa de Davi, o bonitão era Absalão. O modo como a Bíblia o descreve impressiona: lindo e perfeito “da cabeça aos pés” (2Sm 14:25). Já pensou?! Os psicólogos explicam que as pessoas atraentes têm “poderes especiais” que lhes permitem, com frequência, manipular os outros. Mesmo sem ter a intenção, alguns exercem grande influência sobre os demais; e isso não tem só a ver com romantismo ou sexualidade. As pessoas associam beleza à virtude, e isso pode ser um grave erro. Os galãs, atletas e artistas famosos “emprestam” credibilidade e valor aos produtos que anunciam nos comerciais. Aquilo que eles vendem, porém, nem sempre é bom. Algo semelhante ocorreu com Absalão.

Com o sangue frio e a mente dominada pelo desejo de vingança, ele planejou e executou a morte do irmão, Amnom. Depois, fugiu impune. Apesar do crime cometido, “aos olhos do público, o príncipe foi um herói” que acabou por “conquistar o coração do povo” (Os Escolhidos, p. 452). Ele soube tirar vantagem do “poder hipnótico” da beleza que possuía.

Bolando outro plano sórdido e mau, fez uma manobra política para usurpar o trono do próprio pai. Ele se autoproclamou rei e, depois de coroado, marchou rumo a Jerusalém para tomá-la. E teria sido vitorioso, não fosse a justiça de Deus. Davi foi avisado a tempo e fugiu. Assim, pôde liderar o exército israelita em um contra-ataque estratégico que derrotou Absalão.

Quando eu (Júlio) dava aula no ensino médio, tive um aluno que induzia a turma inteira a fazer bagunça durante a aula. Com apenas um olhar, ele controlava o comportamento “da galera”. Era uma espécie de “poderoso chefão”. Um dia, em uma conversa particular, eu o desafiei: “Por que você não usa a sua influência para o bem? Já percebeu que as pessoas seguem você? O que acontecer com elas é responsabilidade sua!” Teve efeito. Aquele líder da baderna se tornou alguém preocupado com o bem-estar dos colegas, para a surpresa de todos! Deus pode transformar qualquer vida. E, por ser Deus, goste você ou não, a única cirurgia que Ele faz é no coração do paciente. Absalão resistiu, meu aluno aceitou. E você, quer mudar alguma coisa?