Sexta-feira
23 de dezembro
O ponto fraco de Adão
Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Gênesis 2:22

Idolatria é toda tentativa de interagir com Deus ou servi-Lo segundo nossos termos e não segundo os Dele. Significa, por exemplo, oferecer-Lhe sacrifícios de animais depois de Ele ter dito que já não é necessário. Ou, como Caim, deixar de entregar a oferenda que Deus pede, supondo que nossa ideia ou preferência é mais adequada. Também é deixar de reconhecer o Senhor como o nosso Criador, Mantenedor e Redentor. Às vezes fazemos isso por meio de filosofias que adotamos, do estilo de vida que vivemos ou, ainda, por ser indiferentes, descuidados ou fracos quanto às coisas espirituais. 

Um exemplo: Adão, por amar Eva, teve medo de perdê-la. Deus não a havia entregado a ele apenas para agradá-lo ou satisfazê-lo, mas para que Ele cuidasse dela assim como devia cuidar de toda a criação. Nisso, Adão falhou. Falhou não por amá-la, mas por fazer dela o sentido principal da sua vida, tirando Deus do centro da existência. Idolatria é isso: colocar Deus em segundo plano e estabelecer nossa humanidade (frágil e contraditória) em primeiro. Daí, quando nossos sentimentos ficam confusos e nos faltam forças, agimos como Adão: jogamos a culpa dos próprios erros nas pessoas que amamos, mesmo com o risco de prejudicá-las ou afastá-las de nós. 

Amar alguém não significa necessariamente colocá-lo em primeiro lugar. Entretanto, há certos relacionamentos que podem pôr nossa salvação em risco. William não foi capaz de entender isso. Quando começou a namorar uma garota não cristã, apesar dos conselhos da mãe e das orações da igreja, ele abandonou a fé. Assim como Adão, William preferiu seguir o exemplo e a direção da sua companheira. Ambos deram o jeito que acharam melhor. Ambos falharam. 

Se o seu ponto fraco não for algo, mas alguém, peça a Deus clareza e força para fazer o que é correto. Seu relacionamento amoroso não pode ser um motivo para você se afastar do Senhor. Mas se você assumir essa postura, então, mesmo sem perceber, transformará essa pessoa em uma espécie de deus, pondo a salvação de ambos em risco. Não faça isso. Adore somente o Criador.