Ser famoso é uma espada de dois gumes: tem seus encantos, por um lado, e inconvenientes, por outro. Não é nada fácil lidar com isso. E mesmo quem consegue acaba pagando um preço. Por exemplo, a perda da privacidade, as altas expectativas dos demais, a necessidade de dar explicações, o desafio de manter o bom humor, ser cordial, estar sempre em forma e com boa disposição, entre outras coisas. “É que vida de artista cansa!”, assim dizia, ironicamente, minha mãe.
E Jesus? Como Ele lidava com a fama? Vejamos. Embora Ele, desde criança, Se destacasse devido à Sua inteligência e poder, só aos 30 anos mais ou menos, depois de passar pelo deserto da tentação e pelas águas do batismo, é que iniciou o Seu ministério profético e “caiu na boca do povo”. Em pouco tempo, todo mundo tinha algo a dizer acerca de Jesus. Ao visitar Nazaré, o lugar em que havia crescido, Seus conterrâneos exigiram que Ele realizasse milagres diante de todos (Lc 4:14-30). Foi lá que Jesus começou a decepcionar alguns dos Seus seguidores. A decepção – quer bem fundamentada, quer não – costuma entristecer e afastar de você as pessoas que antes torciam pelo seu sucesso, além de encher de amargura o coração e os lábios daqueles que ficam desapontados.
Jesus sofreu isso na pele. Por incrível que pareça, Ele ficou abaixo das expectativas de alguns. Os vizinhos de Jesus O expulsaram de Nazaré, parte da multidão O abandonou, a família O pressionou e até os amigos mais achegados foram, por vezes, incapazes de apoiá-Lo. No entanto, a solidão, o pesar e os desafios da fama nunca desviaram Jesus de Seu objetivo nem O afundaram na autopiedade. E por que não? Porque saber o que você quer, quem você é e aonde vai faz toda a diferença, como fez na vida de Jesus!
Quem tem prestígio ou fama precisa manter os olhos na direção certa. Pode até olhar para trás, para os seguidores que tem, mas deve aprender a olhar para frente, pois quem o segue simpatiza com seus sonhos, suas metas e seus valores; não só com a pessoa que você é. Reflita nisso e, da próxima vez que você deixar de satisfazer as expectativas equivocadas de alguém, lembre-se: nem Jesus conseguiu! Por que você deveria tentar?