Sexta-feira
16 de junho
O PURO LADRÃO
O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido. Lucas 19:10

A sociedade não enxerga os ladrões com bons olhos. Não importa se é um assaltante de galinhas, um furador de fila ou se comanda a rede de corrupção em um país. Todo tipo de roubo causa indignação, afinal ninguém gosta de ser passado para trás. 

O evangelho de Lucas conta a história de um ladrão sofisticado cujo nome era Zaqueu, que significa “o puro”. Embora tivesse baixa estatura, ele era gigante no quesito malandragem. Sua função era liderar os coletores de impostos, gente de péssima reputação entre os judeus, pois tiravam o dinheiro do povo e o entregavam de “mão beijada” para Roma. Para piorar a situação, Zaqueu cobrava o tributo de forma ilícita. 

A cidade do pequeno grande ladrão era Jericó, um importante centro comercial que servia de porta de acesso para quem atravessava o rio Jordão. Zaqueu viu ali grandes oportunidades para ficar rico. Por ser uma espécie de funcionário do “Ministério da Fazenda”, Zaqueu liderou um extenso esquema de tributação – um prato cheio para sua cobiça. 

No entanto, mesmo com os bolsos cheios, Zaqueu era vazio de coração. O dinheiro não lhe trazia paz, boa fama e, muito menos, pureza. Porém, sua vida sofreu uma reviravolta no dia em que decidiu subir em uma árvore para ver quem era Jesus. Quando Cristo passou, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje” (Lc 19:5). 

Imagino a alegria de Zaqueu ao ouvir seu nome sendo dito pelo único Ser puro deste planeta! Mal sabia ele que, antes de buscar a Jesus, o próprio Mestre já o procurava (v. 10)! Jesus, então, convidou-Se para visitar Zaqueu, e este, por sua vez, tornou-se convidado em sua própria casa. 

Depois de crer no Salvador e arrepender-se dos seus pecados, Zaqueu prometeu restituir a todos a quem havia defraudado. A lei exigia a restituição do capital com 20% de juros (Lv 6:5; Nm 5:7), mas Zaqueu prometeu pagar a indenização máxima, a mesma aplicada aos assaltantes (Lc 19:8; Êx 22:1). Que transformação extraordinária! 

Quando Jesus entra em nossa casa, todas as áreas da vida são organizadas: as prioridades, os relacionamentos e, principalmente, o caráter. Você deseja que Jesus faça o mesmo com você?