Segunda-feira
11 de outubro
O que vamos buscar no templo?
Alegrei-me quando me disseram: “Vamos à casa do SENHOR!” Salmo 122:1

A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu a Jerusalém. Durante essa semana, a cidade se enchia de pessoas de fora.

Todos comemoravam a Páscoa com sinceridade? Havia intenções diversas na numerosa multidão ao redor do templo.

Muitos, vindos de longe, não haviam levado ofertas. Assim, o pátio exterior havia se tornado um grande mercado de animais. Fraude e extorsão dominavam no câmbio obrigatório do dinheiro pelo siclo do templo, rendendo grandes lucros aos sacerdotes com os quais os comerciantes dividiam seus proventos.

Gritarias, pechinchas, mugidos, balidos e arrulhos definiam a confusão, perturbando as orações e os serviços oferecidos a Deus. Os líderes se orgulhavam de sua piedade e rigorosas cerimônias. O amor ao dinheiro, porém, colocava isso a perder.

No templo também havia necessitados, aflitos, cegos, coxos e surdos. Alguns tão pobres que mal tinham o suficiente para comprar o próprio alimento, menos ainda para adquirir a menor oferta. Como seriam aceitos por Deus?

Diante desse cenário, com autoridade e poder, indignado Jesus ergueu o açoite e, derrubando mesas, mandou os vendedores tirarem tudo dali e saírem. Oficiais do templo, sacerdotes, corretores e mercadores de gado, com seus animais, fugiram amedrontados.

“Os pátios do templo de Jerusalém, cheios do tumulto de um comércio profano, representavam exatamente o templo do coração […]. Purificando o templo dos compradores e vendedores mundanos, Jesus anunciou Sua missão de limpar o coração da contaminação do pecado – dos desejos terrenos, das ambições egoístas, dos maus hábitos que o corrompem” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 161).

Quando os sacerdotes e vendedores voltaram ao templo, viram aqueles que se sentiam alienados do favor do templo ao redor de Jesus, que permanecia compassivo e terno.

O que as pessoas tinham ido fazer no templo naquele dia? Relacionar-se com Deus? Ser perdoadas? Obter lucros? Buscar milagres? Cumprir rituais formais e vazios? Encontrar os amigos? Será que todos voltaram de lá satisfeitos?

O que você busca no templo? Estar ali não a torna cristã. Vá ao templo para fortalecer a dependência de Deus, permitindo que Sua vontade se cumpra em você. Assim você jamais sairá vazia.