Se você tivesse apenas um pacote de macarrão instantâneo na despensa da sua casa e aparecesse um desconhecido em sua porta pedindo comida, o que você faria? Prepararia para ele a sua única refeição ou diria que não possui “nada”? Difícil, não? Em situação bem mais confortável, costuma-se responder aos pedintes: “Vá embora, não tenho nada aqui!” A Bíblia conta uma história semelhante, mas com um final feliz.
Na época em que Jezabel e Acabe lideravam Israel, uma grande seca assolou todo o reino, fruto do caos espiritual no qual a nação se encontrava. Como não chovia sobre a terra, Deus ordenou que Elias passasse um tempo junto ao ribeiro de Querite. Ali, o profeta foi sustentado com pão e carne trazidos pelos corvos. Após o ribeiro secar, Deus ordenou que Elias fosse a Sarepta, na região de Sidom, pois seria sustentado lá por uma viúva.
Espere um pouco! Isso não soa estranho para você? Um dos maiores profetas da Bíblia sendo sustentado por corvos e depois por uma viúva? Onde estavam os banquetes e as fontes no deserto? Realmente, seguir a Deus envolve trafegar nos extremos da razão e da fé. A situação ficou ainda mais complicada quando o profeta soube que a mulher só possuía um punhado de farinha, um pouco de azeite e um filho para cuidar.
Por incrível que pareça, aquela mulher fenícia aceitou o desafio e doou tudo o que tinha para o desconhecido profeta. Poucas pessoas na Bíblia exerceram tamanha fé. Sua hospitalidade e liberalidade foram recompensadas por Deus, ao Ele multiplicar a farinha e o azeite dela durante muitos dias. A viúva descobriu, na prática, que a despensa de Deus nunca fica vazia.
Você é uma pessoa generosa? Costuma ajudar os necessitados? Segundo o texto de hoje, essa é a verdadeira receita para a felicidade. Deus não nos criou como reservatórios de bênçãos, mas como canais da Sua graça. Seja você mesmo o milagre na vida de alguém! Compartilhe amor, alimento e esperança! Certamente você será o maior beneficiado. Um antigo provérbio chinês diz: “Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.” Ao ajudar esses “pequeninos”, saiba que estará ajudando o próprio Jesus (Mt 25:40).