Uma das histórias que mais me emocionam na Bíblia é a de Jesus no Getsêmani. Não me canso de pensar em como devem ter sido aqueles momentos. O Filho de Deus estava recebendo sobre Si todo o pecado do mundo. Momento decisivo na história da Terra. Então ele abre o coração aos Seus amigos, dizendo que Sua alma estava profundamente triste, até a morte, e pede que fiquem ali orando por Ele. Quando Se afasta um pouco, clama a Deus para que, se possível, não beba aquele cálice. Volta aos Seus discípulos para buscar ânimo; porém, os encontra dormindo. Por isso fez a declaração do verso de hoje.
Exatamente nesse verso, Jesus ensinou o segredo da vitória na vida cristã: orar. Ele sabia a importância dessa ferramenta, que é o único meio de aumentar nossa intimidade com o Senhor e entender o quanto somos amados.
Em 2015, aos 41 anos, recebi o diagnóstico de um câncer de ovário. Vivia uma vida normal, tranquila e, de repente, esse grande choque. Mesmo estando sem chão, decidimos entregar tudo nas mãos de Deus, independentemente do que acontecesse. Confesso que foi muito difícil orar dessa forma.
Fui submetida a duas cirurgias, sendo a segunda bem maior e mais complexa para verificar se havia mais órgãos comprometidos, o que demandou quatro dias na UTI e mais oito de internação. Aprendi muitas lições naquele lugar. A mais linda delas aconteceu num dia em que eu estava muito fraca, sem forças, porque não me alimentava havia quase uma semana. Senti uma tristeza profunda como nunca havia sentido antes. Uma tristeza de morte. Orei ali, quietinha na cama, chorei e contei a Deus tudo o que estava sentindo, mas não senti amparo. Apenas silêncio.
Algumas funcionárias do hospital entraram para fazer a limpeza do quarto e, quando terminaram, uma delas veio até mim com lágrimas nos olhos e disse: “Deus mandou eu dizer para você não ficar triste; você não está sozinha. Tudo vai ficar bem.” Não pude acreditar no que estava ouvindo! Deus a usou para me mostrar que estava ali comigo, me amando e cuidando de tudo. Choramos muito, agradeci e lhe contei como ela foi um instrumento de Deus naquele momento. Acabaram a tristeza e o vazio. Eu sabia que o Senhor não tinha me desamparado, e o melhor sentimento brotou: paz!
Aqui está a diferença do cristão! O segredo para ser vitorioso nos vales e desertos desta vida é buscar dia a dia o poder que emana dos momentos que passamos a sós com nosso Senhor, que espera ansiosamente por este encontro com você, porque a ama muito. “Vigiem”, foi a ordem do Mestre. Então vá. Ele está esperando você agora!
Nancy Maciel Falavigna de Oliveira