Sábado
06 de fevereiro
O significado da compaixão
E Jesus disse: “Vá e faça o mesmo.” Lucas 10:37

Você conhece o significado da palavra “compaixão”? A expressão “ter compaixão” significa ser tocado no âmago do ser, nas próprias entranhas, ter misericórdia. Essa é uma importante expressão do Novo Testamento, e parece que Jesus tinha muito interesse em que conhecêssemos por experiência própria seu significado.

Em uma de Suas histórias, Cristo apresentou um viajante anônimo, assaltado, abandonado, ferido, desprotegido, sem dinheiro ou qualquer ajuda. Então o Mestre
narrou a chegada de dois religiosos – pessoas que supostamente poderiam ajudá-lo. Ninguém melhor, certo? Mas, frustrando as expectativas, por preconceito e falta de amor, eles ignoraram o viajante, deixado à própria sorte. Não sentiram compaixão nem perderam tempo com aquele homem necessitado. Afinal, não podiam se contaminar e deixar de cumprir suas tarefas no templo.

Curiosamente, um samaritano, visto como inimigo dos judeus, passou por lá e sentiu compaixão do pobre viajante. Esse é o ápice da história. Foi esse sentimento genuíno e espontâneo que Cristo exaltou e que desencadeou todas as boas ações. Não havia qualquer interesse ou motivo que obrigasse o samaritano a mudar seus planos e gastar seu dinheiro com aquele sofredor. Analisando friamente a situação, talvez ele nem receberia misericórdia por parte do homem necessitado, caso estivesse em seu lugar. Mas sua atitude provou que a compaixão está além das distinções humanas.

Além disso, a história também mostra que a compaixão pode transtornar os planos. Aquele samaritano havia se preparado com provisões para sua viagem. Com certeza, tinha compromissos e pessoas esperando por ele. Os recursos que carregava consigo tinham uma utilidade. Mesmo assim, o samaritano destinou seus recursos para um propósito inesperado. Usou seu vinho para limpar as feridas, empregou seu azeite para aliviar a dor, gastou seu dinheiro para pagar a hospedaria e abriu mão de seu animal, seguindo a pé, para o enfermo ser carregado em segurança.

Com essa parábola, Jesus nos ensina que a compaixão é uma característica do verdadeiro filho de Deus. Ela nos motiva a lembrar que o Senhor Se compadece de nós e nos exorta a ter compaixão dos nossos semelhantes.