Terça-feira
04 de fevereiro
O silêncio de Deus e o meu
E depois do fogo veio uma voz calma e suave. 1 Reis 19:12, NTLH

Você já pediu algo para Deus e não obteve uma resposta imediata? Parece tão óbvio, não é? Quem nunca passou por isso? Mas pode ser que Deus já tenha respondido e você nem percebeu.

Sim, isso aconteceu comigo muitas vezes. Na verdade, não era Deus que estava em silêncio; eu é que precisava ficar quieta e ouvi-Lo. Da última vez que fiz isso, não foi nada fácil. Acontece que nunca queremos nos calar para ouvir a voz do outro, ainda mais quando já temos nossas opiniões formadas.

Eu tinha passado em um concurso federal, algo pelo qual lutei muito. Foram dias e noites de estudo e muito choro também, porque ninguém vê, ninguém percebe nossas lutas, mas Deus sabe. Estava sendo um período difícil porque meu esposo havia sido transferido para outra cidade, distante umas seis horas da cidade em que eu trabalhava. O que fazer? Já havia solicitado minha transferência, e meu gerente tinha negado. Recorri a Deus.

Orei mais do que normalmente. Não sabia como proceder. Talvez soubesse, mas com tanta gente me dizendo para ter mais fé, pois Deus podia solucionar qualquer situação, pensei realmente que estivesse orando pouco. Foram dias de angústia. Deus parecia não me responder como eu queria. Então, finalmente, entendi que Ele já havia me concedido uma resposta. Saí do emprego para acompanhar meu esposo e hoje sinto paz por ter a certeza de que fiz a melhor escolha.

Quando seu coração fica tranquilo, você sabe que fez o certo. Não foi na agitação de um vento forte, nem em um terremoto estrondoso e muito menos em um fogo abrasador que Elias ouviu a voz de Deus, mas em um sussurro calmo e suave. Foi assim que a voz do nosso amado Pai entrou em seus ouvidos e lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui?” (v. 13).

Apesar de Elias só reclamar, Deus providenciou tudo para o seu sustento. Ele faz o mesmo conosco, por isso não adianta nos preocuparmos com o dia de amanhã se não ouvirmos o Dono do tempo. Essa história me ensina a reclamar menos e agradecer mais, a pedir menos e ouvir mais; me ensina que obedecer é fazer não o que eu quero ou o que os outros querem, mas é saber que a vontade de Deus deve prevalecer em qualquer situação. Agora já sei que não é Deus que fica em silêncio, sou eu que preciso me calar para ouvi-Lo.

Roseane de Faria Alves