Sexta-feira
10 de março
O tamanho do nariz
Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno. Mateus 5:37

Pinóquio é um dos mais conhecidos personagens da literatura infantil. Esculpido na madeira por Gepeto, assumiu a vida e passou a se comportar como um menino. Aprendeu a falar, brincar, cantar e… mentir. Porém, toda vez que não falava a verdade seu nariz crescia. Na minha infância, era comum algum adulto amedrontar as crianças que supostamente estivessem mentindo assim: “Seu nariz vai crescer, hein!” Se eu disser que nunca falaram essa frase para mim, é capaz de meu nariz querer dar uma pequena esticada.

Infelizmente, a mentira é uma das tristes companhias do ser humano ao longo das eras. A primeira vítima no planeta Terra foi Eva, que ouviu a conversa da serpente e acreditou. De lá para cá, a história da mentira se confunde com a da humanidade. Jesus atribuiu paternidade satânica àqueles que fazem da mentira uma prática comum da vida (João 8:44). No sermão do monte, o Senhor vai na mesma direção e relaciona até pequenos exageros a uma origem infernal.

No dia a dia, as pessoas mentem em diversas situações: na “cola” da prova, na sonegação de impostos, diante do tribunal, para justificar atrasos, “beneficiar” alguém e para tentar esconder erros cometidos. Para muitos, mentir é uma prática comum. No entanto, pequena ou grande, Deus repudia essa conduta e espera que seus filhos jamais a usem. Ninguém está seguro ao usar de um artifício criado pelo inimigo de Deus.

Atualmente existem especialistas na arte de saber se alguém está mentindo. Mínimas expressões e gestos são analisados por esses técnicos na tentativa de perceber se a pessoa está faltando com a verdade. Esses recursos têm ajudado a justiça. É possível, porém, que algum especialista na “arte” de mentir consiga disfarçar e enganar os outros por algum tempo. Contudo, “mentira tem perna curta”, e logo isso se torna visível.

Por isso, a melhor coisa a fazer é sempre falar a verdade. Se os mentirosos são filhos do diabo, quem fala a verdade é filho de Deus. Jesus é a verdade encarnada, e sua palavra não muda ao sabor das circunstâncias.

Se você deseja ser um fiel seguidor de Cristo, faça da verdade seu estilo de vida. Rejeite qualquer forma de mentira e nunca prometa o que sabe que não poderá cumprir. Desse modo, as pessoas vão confiar em você.