Em 2015, a atriz Julie Andrews foi homenageada pelos 50 anos do lançamento do filme A Noviça Rebelde. Ao final de seu pequeno discurso, ela afirmou: “É estranho perceber que 50 anos se passaram desde que o filme foi lançado. Eu pisquei e, de repente, estou aqui.”
Assim é a vida: 50 anos se vão num piscar de olhos. Você consegue ter noção de como o tempo voa? De fato, é mais fácil perceber a velocidade do tempo quando já passamos por ele. No início da vida, a impressão é de que vai levar muito tempo para alcançar a idade de nossos avós. Quando menos se imagina, isso ocorre. Dessa maneira, a Bíblia nos aconselha a aproveitar a vida com sabedoria.
Na epístola de Tiago, há uma pergunta simples e importante: “Que é a sua vida?” (Tg 4:14). O próprio autor responde: “Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.” Biblicamente, a vida é definida, em termos de tempo, como um vapor, ou seja, algo fugaz. Moisés escreveu: “Pois a vida passa depressa, e nós voamos!” (Sl 90:10). Nessa existência efêmera é que tudo acontece. Escolhemos caminhos, realizamos sonhos e decidimos onde vamos passar a eternidade. Por isso, o salmista completa: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (v. 12).
Um coração sábio: esse é o segredo para transformar a vida em algo especial e produtivo. Se devemos nos lembrar de nosso Criador na juventude (Ec 12:1), hoje é o momento de tomar essa importante decisão. Independentemente do número de anos que você viverá, a vida passará rapidamente. Portanto, se você deseja viver de modo pleno e significativo, deve priorizar agora o essencial: deixar Deus ocupar o primeiro lugar em sua vida. Lembre-se, a vida passa depressa, e “em breve, muito em breve Aquele que vem virá, e não demorará” (Hb 10:37). Hoje, aproveite o tempo ao lado de Deus.