Terça-feira
23 de maio
O TIME DE JESUS
Jesus subiu a um monte e chamou a Si aqueles que Ele quis, os quais vieram para junto Dele. Marcos 3:13

Discípulo significa “aluno”, “aprendiz”. No Antigo Oriente Médio, os mestres caminhavam ao lado dos seus discípulos e os ensinavam pelo caminho, debaixo das árvores e nas escolas formais. A didática envolvia teoria e prática, palavras e exemplo, tendo em vista a perpetuação do conhecimento do professor. 

Você já parou para refletir sobre os homens que Jesus chamou para ser Seus discípulos? Os evangelhos nos informam que eram cheios de si, impetuosos, explosivos e arrogantes. A maioria era gente rude, sem muita cultura ou talento. Qualquer pessoa que olhasse para o “time” de Jesus balançaria a cabeça em total reprovação. 

Circula por aí uma interessante ilustração que imagina o perfil dos apóstolos sendo examinado por uma “agência de empregos”. Diz o texto: 

“Senhor Jesus, a Agência de Empregos Jordão agradece o envio dos currículos dos homens de Sua escolha para posições de liderança na igreja. Todos passaram por testes e foram entrevistados individualmente. Descobrimos o seguinte: 

“Simão Pedro é emocionalmente instável e tem acessos de mau humor, assim como Simão Zelote – muito revolucionário. André e Filipe não têm absolutamente qualidades de líder. Os dois irmãos, Tiago e João, colocam os interesses pessoais acima dos da empresa. Tomé é muito questionador e tende a gerar desânimo no grupo. Mateus se encontra com o nome no SPC de Jerusalém. Tiago, filho do senhor Alfeu, e Tadeu têm, ambos, tendências radicais, com elevado índice na escala de maníacos depressivos. Natanael é irônico e não leva as coisas muito a sério. Há, portanto, apenas um candidato que exibe grande potencial, com ótima capacidade para os negócios. O nome dele é Judas Iscariotes. É o único que recomendamos para o Seu grupo.” 

Percebeu? Dentre os discípulos, o mais capaz se tornou o traidor, e os menos prováveis abalaram positivamente o mundo. Por que Jesus escolheu esses homens? Certamente, o Mestre dos mestres viu neles qualidades que poderiam ser despertadas, à medida que as dedicassem ao Senhor. Aqueles que permaneceram junto a Cristo foram transformados. Aí está o segredo para aqueles que desejam fazer parte do time de Jesus.