Sábado
28 de março
Obedecer é viver
Meu filho, não se esqueça da Minha lei, mas guarde no coração os Meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz. Provérbios 3:1, 2

O segredo de uma vida feliz reside em guardar os mandamentos de Deus. O Senhor sempre valorizou a obediência. Embora lei e mandamentos pareçam negativos, a obediência sempre trará alegria e bênçãos para aquele que segue suas orientações.

No Sinai, Deus estabeleceu uma aliança com Seu povo. Quando Sua lei foi entregue em duas tábuas de pedra a Moisés, Ele estava propondo um relacionamento. Ele disse que Israel era Seu “tesouro pessoal” (Êx 16:20), “reino de sacerdotes” (v. 6), “nação santa” (v. 6). Ele impôs apenas uma condição: obediência. “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra” (Is 1:19).

O livro de Provérbios nos convida a não nos esquecermos da lei e guardarmos os mandamentos no coração. O autor inspirado não está falando de um sistema legalista. Pelo contrário, está ensinando um modo de vida fundamentado na confiança e no amor.

Contudo, durante séculos, homens e mulheres se mantiveram a uma grande distância de Deus, intimidados por Sua santidade e com medo de não conseguir cumprir Suas exigências. Mais de mil anos depois, os fariseus se vangloriavam por saber tudo da Torá. No entanto, para eles, a lei era um sistema frio, e o cumprimento dos mandamentos, uma obrigação. Com medo de não conseguir cumprir a vontade de Deus, acrescentaram regras sobre regras. Além dos 613 mandamentos bíblicos, segundo uma contagem tradicional, eles tinham centenas e centenas de outras regras que foram criadas para serem como uma cerca de proteção em torno dos mandamentos. O problema é que essas regras se tornaram um pesado fardo, que vinha acompanhado da seguinte dúvida: Que diferença faz ser um escravo ou viver debaixo de uma lei tão severa?

Deus nunca pensou assim. Ele levava adiante Seu plano de restaurar a amizade com os Seus. Então Deus assumiu a forma humana. Jesus demonstrou que a finalidade da lei era o benefício do homem em todos os aspectos da vida. Ele exaltou a lei, cumpriu-a. Mostrou o caminho para nossa obediência: um transplante de coração, um novo nascimento. A obediência é a única evidência de que o coração é novo.